"Você nunca mudará as coisas lutando contra a realidade. Para mudar algo, construa um novo modelo que torne o existente obsoleto." - R. Buckminster Fuller
O Buckminster Fuller Institute (BFI) anunciou recentemente o projeto GreenWave como vencedor do 2015 Fuller Challenge - maior premiação de projetos socialmente responsáveis. O projeto propõe a construção das primeiras fazendas oceânicas 3D multi-espécies com o objetivo de "restaurar os ecossistemas oceânicos e criar empregos em comunidades costeiras transformando pescadores em fazendeiros e restauradores do mar."
"O modelo integrado de GreenWave muda a prática da aquacultura do cultivo de monoculturas vulneráveis para a criação de ecossistemas vibrantes que produzem rendimentos mais elevados", comentou o BFI. "A infraestrutura é simples: algas, vieiras e mexilhões são cultivados em cordas flutuantes embaixo das quais se encontram as gaiolas de ostras e outros moluscos. A partir destas culturas, os fazendeiros podem produzir alimentos, fertilizantes, ração para animais, produtos farmacêuticos, cosmético, biocombustíveis e muitos outros produtos. As fazendas também filtram os poluentes da água, retêm o CO2, contribuem com a biodiversidade e, assim, restauram os nossos ecossistemas marinhos."
"Como pescador, nunca imaginei ter a honra de vencer o 2015 Fuller Challenge. GreenWave orgulha-se de levar a visão de projeto ecológico de Fuller aos nossos oceanos. Esperamos que nosso modelo de fazendas oceânicas 3D sejam um catalisador para o restauro dos ecossistemas marinhos, mitigando a mudança climática e ajudando a alimentar o planeta."
Saiba mais sobre o projeto aqui.