A exposição "Architecture is Everywhere" de Sou Fujimoto Architects está entre as mostras favoritas dos leitores do ArchDaily Brasil na Bienal de Arquitetura de Chicago. A provocante coleção de objetos mundanos abraça a ideia de que o público - não apenas os arquitetos - deve ser incluído na celebração da arquitetura que acontece na Bienal.
Antes dos frutos da arquitetura florescerem, raramente revelamos as sementes cultivadas na mente dos arquitetos. É difícil capturar estas ideias primordiais, e mais ainda apresentá-las de um modo que apreenda o momento exato em que a arquitetura é "encontrada".
A enganadora simplicidade de exibir "arquitetura encontrada" na realidade transmite uma lição mais profunda que Fujimoto descreveu em um cartaz que acompanha a mostra: "Arquitetura pode vir a ser de qualquer parte. Acredito que fomentar essa arquitetura-em-potencial na arquitetura real é, por si só, também arquitetura."
ArchDaily: Poderia descrever sua contribuição para a c
Estas pequenas peças são minha exposição nesta sala. O título é “Architecture is Everywhere”. Isso significa que vocês verão – como poderia dizer – coisas que se parecem com lixo ou objetos cotidianos ou algumas coisas estranhas com pessoas pequenas. E isso significa que em todo lugar podemos imaginar espaços arquitetônicos onde podemos colocar pessoas dentro e fora. Parecem escalas... e então se parece com arquitetura. E assim, às vezes, realmente criam-se espaços inesperados, relações inesperadas. Isto não é arquitetura, mas quando trazemos pessoas, podemos encontrar uma nova imaginação de arquitetura. Esta é uma espécie de teste divertido para expandir nossas ideias de arquitetura para além da nossa compreensão usual dela.
Então, é curioso ver como algumas coisas estranhas como batata frita ou coisas cotidianas são transformadas em arquitetura. Para os arquitetos, este é o ponto de partida para uma definição mais profunda da arquitetura; mas para o público em geral, é um ponto de partida muito interessante para desfrutar da arquitetura e como esta e os arquitetos podem ir além da compreensão comum da disciplina. Eu sinto que é muito bom abrir essas discussões para o público em geral, não apenas para arquitetos – para proporcionar a oportunidade de pensar sobre “o que é arquitetura”.
Clique no botão CC para ativar as legendas em português.