Convidado pelo X Seminário Internacional – Tempo Livre na Cidade, organizado este ano pelos nossos parceiros da Escola da Cidade, o arquiteto e urbanista Carlos Alberto Maciel desenvolveu uma reflexão sobre as cidades e arquiteturas correspondentes ao tempo livre, discutindo a necessidade de reverter a essência da arquitetura para que ela vá ao encontro do seu desejo de liberdade.
O convidado discorreu sobre askolée as organizações panópticas, citando Lefévre para defender a ideia de que é preciso romper com a lógica funcional, apresentando emblemáticos projetos que redesenham a paisagem, ou são apenas uma extensão dela, e que podem ser apropriados e transformados de diversas formas ao longo do tempo.
Ao final, Calos Alberto apresentou um panorama sobre os trabalhos desenvolvidos pelo seu escritório, Arquitetos Associados, em Belo Horizonte e Inhotim, indagando-se como a arquitetura pode superar o tempo mediado e instituir o sentido da “arquitetura da liberdade”.
Carlos Alberto Maciel é arquiteto e urbanista (1997), mestre (2000) e doutor (2015) em teoria e prática de projeto pela Escola de Arquitetura da UFMG, onde é professor. É sócio-fundador do escritório Arquitetos Associados. Vive e trabalha em Belo Horizonte, MG, Brasil.
Via Escola da Cidade