Em uma coletiva de imprensa realizada recentemente na Istanbul Archaeological Museums Library, os curadors da 3ª Bienal de Design de Istambul , Beatriz Colomina e Mark Wigley, anunciaram o ema do evento que acontecerá no próximo ano: “ARE WE HUMAN?: The Design of the Species: 2 seconds, 2 days, 2 years, 200 years, 200,000 years" [ou, SOMOS HUMANOS?: O Design das Espécies: 2 segundos, 2 dias, 2 anos, 200 anos, 200.000 anos]. O evento, que acontecerá entre os dias 22 de outubro e 4 de dezembro de 2016, pretende combinar elementos de mídia documental e projetos arqueológicos e, segundo os curadores, "explorará a íntima relação entre os conceitos de 'design' e 'humano'".
Organizada pela Fundação de Cultura e Arte de Istambul (IKSV), a Bienal apresentará projetos atuais juntamente com artefatos antigos com o objetivo de explorar a história do design de nossas espécies, tendo como recorte temporal não os tradicionais dois anos de todas as Bienais, mas "dos últimos 2 segundos aos últimos 200.000 anos".
"O design sempre se apresenta servindo os humanos mas sua ambição real é reprojetar os humanos. A história do design é, portanto, a história dos conceitos evolutivos dos humanos. Falar de design é falar do estado de nossas espécies. Humanos sempre foram radicalmente remodelados pelos artefatos de design que eles produzem e o mundo do design continua expandindo."
Para explorar este tema, o ano da Bienal será repleto de eventos, aulas, workshops e discussões online e, inclusive, chamada para vídeos que respondam as oito proposições a seguir colocadas por Colomina e Wigley:
- O design é sempre um design do humano
- O ser humano é o animal que projeta
- Nossa espécie está completamente suspensa por infinitas camadas de design
- O design radicalmente expande a capacidade humana
- O design rotineiramente constrói desigualdades radicais
- Design é também o design da negligência
- O “bom design” é anestético
- O design sem o ingrediente anestético levanta questões urgentes sobre nossa humanidade
Juntamente com Colomina e Wigley, a exposição de arquitetura da será produzida por Andrés Jaque e o Office for Political Innovation (incluindo Roberto Gonzalez Garcia, Laura Mora e Federico Landi)m ao passo que o design gráfico será priduzido por jovens designers da Turquia, entre os quais Pemra Ataç, Yetkin Başarır, Özge Güven, Okay Karadayılar e Sarp Sözdinler. Evangelos Kotsioris será o curador assistente e Iván López Munuera dirigirá a seção online do evento. Deniz Ova é o atual diretor da Bienal de Design de Istambul.
A terceira edição da Bienal acontecerá entre os dias 22 de outubro e 4 de dezembro de 2016 na Galata Greek Primary School, no DEPO e no Studio-X. Os detalhes relativos À chamada de contribuições serão divulgados aqui no dia 1 de fevereiro de 2016. Os detalhes do programa da Bienal serão anunciados em meados do próximo ano.
Para mais informações, acesse a página da Fundação de Cultura e Arte de Istambul (IKSV)