Um ícone do design moderno brasileiro, o cavalete de vidro desenhado por Lina Bo Bardi, será trazido de volta às atividades no MASP. Agora em concreto, madeira e cristal, a nova versão dos cavaletes, que sofreu ligeiras mudanças em seu sistema de fixação das obras de arte, foi desenvolvida pelo escritório Metro Arquitetos, responsável também pela recuperação de alguns espaços do Museu segundo o projeto original de Lina.
Na mostra inaugural, que abre as portas no dia 11 desse mês, 119 obras serão expostas ao público na pinacoteca do museu, entre as quais pinturas de Mantegna, obras de contemporâneos como Marcelo Cidade e telas de de Velázquez, Rembrandt, Ingres, Delacroix, Cézanne, Renoir, Manet, Matisse, Volpi e Portinari, entre outros.
Paralelamente à mostra, o MASP lança a o catálogo bilíngue Concreto e Cristal: o Acervo do Masp nos Cavaletes de Lina Bo Bardi, organizado pelos curadores Adriano Pedrosa e Luiza Proença (Editora Cobogó, 305 páginas, R$ 150).
O espaço da Pinacoteca também foi alterado; tendo sido removidas as paredes cenográficas que a compartimentavam, agora ela consiste em um salão único de 2.100 metros quadrados que receberá a exposição nos cavaletes cristalinos que, por sua transparência, rompem com a hierarquia sugerida pelas exposições dos museus mais conservadores.
As persianas da Pinacoteca foram mantidas e, segundo a diretoria do museu, permanecerão fechadas para controlar a luz e proteger as obras. O museu ainda avalia a possibilidade de abrir as persianas à noite, embora o manejo (em razão dos 5,3 metros de altura) dificulte o processo. O piso original de borracha industrial também foi mantido.
Referência: Estadão