Sucedendo Peter Zumthor, David Chipperfield foi escolhido como novo mentor de arquitetura da Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative. O arquiteto britânico se unirá a seis outros "mestres artistas" - Mia Couto (literatura), Alfonso Cuarón (cinema), Philip Glass (música), Joan Jonas (artes visuais), Robert Lepage (teatro) e Ohad Naharin (dança) - na seleção de seus próprios protégés dentre uma pré-seleção de finalistas. A experiência terá início em meados de 2016.
"Estes sete artistas tiveram uma profunda influência em suas disciplinas por décadas e são tidos em alta estima pelo público e seus colegas", comentou Rebecca Irvin, chefe de filantropia da Rolex. "Reconhecemos sua generosidade em servir como mentores da Rolex Arts Initiative. Eles se unirão à família de artistas internacionalmente aclamados que se comprometeram em transmitir sua paixão e experiência a uma geração mais nova, e, por sua vez, sendo revigorados."
Cada protégé receberá 25 mil francos suíços para participar; outros 25 mil francos serão dados ao fim do ano de colaboração para a criação de um novo trabalho. Os mentores passarão até seis semanas com seus protégés.
Peter Zumthor trabalhou com a arquiteta Gloria Cabral durante o ciclo 2014-2015 do programa. Saiba mais sobre esta experiência aqui.
Via Rolex