Inaugurada em março de 2013, a Casa Daros logo caiu no gosto do público carente de um espaço tão amplo e cheio de possibilidades. As estrelas, claro, foram as emblemáticas exposições que celebravam a arte latino-americana, tão pouco explorada por aqui, montadas com obras da Coleção Daros Latinamerica. Foram elas Cantos Cuentos Colombianos, Le Parc Lumière – Obras cinéticas de Julio Le Parc, Fabian Marcaccio – Paintant Stories, Ilusões, Made in Brasil, e por último, Cuba – Ficción y fantasia, ainda em cartaz. No imenso casarão tombado em Botafogo, ainda foram realizadas mostras, performances, projeções de filmes no pátio, conversas abertas com artistas, oficinas e encontros criativos que receberam mais de 270 mil pessoas.
Agora, a contagem regressiva foi iniciada, e o público tem até o dia 13 de dezembro para visitar a Casa Daros antes que ela encerre oficialmente suas as atividades.
Veja, a seguir, a programação de encerramento da Casa Daros:
#1 Entrada gratuita nas exposições
A mostra Cuba – Ficción Y Fantasia armada pelos curadores Hans-Michael Herzog e Katrin Steffen reúne mais de 140 obras de 15 artistas cubanos classificadas como “uma joia do acervo Daros que precisava ser mostrada ao público antes do encerramento”, como o próprio Hans definiu.
Outro trabalho que merece destaque por lá é a instalação Nada Absolutamente Nada, do duo Dias & Riedweg feita a partir de 30 oficinas realizadas entre abril e agosto deste ano em parceria com pacientes psiquiátricos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), integrantes do grupo A Voz dos Usuários.
#2 Programação para todas as idades
Até o encerramento das atividades no dia 13, o Ateliê de Criação se transforma em uma espécie de instalação onde o público pode conferir um pouco do que foi realizado nos projetos Arte é Educação ao longo estes dois anos de programação. Além do Ateliê Aberto, a equipe propõe mais uma edição do brincando no pátio, quando dois educadores propõe brincadeiras de rua e de quintal aos visitantes, exercícios pedagógicos relacionados a exposição principal e a contação de histórias para os pequenos, que no dia 13 de dezembro terá uma montagem especial no auditório.
#3 Loja com produtos em liquidação
Os catálogos das exposições que passaram por lá continuam à venda, e agora você pode arrematá-los com 50% de desconto. Desde a exposição Cantos Cuentos Colombianos que abriu a Casa à atual exibição Cubana, todos estão lá, incluindo o lindo livro dedicado à Julio Le Parc e à sua arte cinética e da mostra Made in Brasil, uma celebração da Casa à arte contemporânea brasileira.
Sábado (12.12)
11h às 15h – Ateliê Aberto: Arquivo de memórias para dispositivos futuros
O Ateliê de Criação se transformará em uma instalação em que o público poderá ver um pouco do que foi realizado nos projetos de Arte é Educação ao longo destes dois anos de programação.
Local: Ateliê de Criação
Público: livre
13h às 18h – Brincando no pátio
Dois educadores irão propor ao público visitante que brinquem juntos brincadeiras de rua e de quintal!
Local: Pátio
13h às 18h – Exercícios Pedagógicos: Exposição Cuba Ficcíon y fantasía
Exercícios pedagógicos elaborados pelo artista Luis Camnitzer e o coletivo Arte como Educación para a mostra Cuba – Ficción y fantasía propõe ao público experimentar o processo de pensamento e elaboração de algumas obras, antes mesmo de tecer contato com elas. A proposta busca aproximar o pensamento artístico do visitante por meio de exercícios que provocam a reflexão e a criação.
Local: Espaço de Documentação
Público: a partir de 5 anos
Domingo (13.12)
11h às 17h – Ateliê Aberto com atração especial
Neste dia uma estação de desejos estará disponível para que cada um possa escrever ou desenhar o seu e soltar no ar com balões de gás hélio que estarão espalhados pela Casa.
Local: Ateliê de Criação
Público: livre
13h às 18h – Brincando no pátio
13h às 18h – Exercícios Pedagógicos: Exposição Cuba Ficcíon y fantasía
17h – Contação de História Especial!
A viajem: Viajar é bom antes, durante e depois. Quando a gente menos espera coisas mudam. Mudam a gente por dentro e para fora.
Contadora: Keyna Eleison
Local: Auditório
Duração aproximada: 45 minutos
Participação: senhas na Recepção
Número de vagas: 91 lugares
Público: a partir de 3 anos
CASA DAROS
- Rua General Severiano Ribeiro 159, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ
- Tel.: (21) 2138-0850
- De quarta-feira a domingo, das 11h às 19h
Via Agenda Carioca