Para quem se desloca a pé pela cidade, os percursos podem levar mais tempo se as mesmas calçadas também são usadas por quem está a passeio ou turistas . Esta situação é comum em várias cidades de todo o mundo e, por isso, algumas decidiram implementar novas medidas para melhorar os deslocamentos peatonais.
Neste sentido, Liverpool adotou uma medida que tem atraído muita atenção. Na rua St. John, uma importante rua comercial da cidade, foi implementada a primeira via peatonal rápida do Reino Unido, onde os pedestres mais apressados não precisem desviar daqueles que caminham mais lentamente. A via se destacada da calçada por estar pintada de vermelho e apresentar a frase "Fast Track", ou "Via Rápida".
A iniciativa surgiu a partir de um estudo realizado pela empresa Argos, que concluiu que 47% dos entrevistados se incomodam em ter que caminhar mais lentamente nas calçadas, e que 31% deles acham desagradável desviar de pessoas que obstruem o espaço peatonal.
Outro ponto incluído na entrevista diz respeito ao uso de celulares nas calçadas. Sobre isto, 18% dos entrevistados se incomodam em não poder caminhar no seu próprio ritmo devido a pessoas que andam lentamente digitando em seus smartphones.
A pesquisa também abordou a possibilidade de se criar uma via peatonal rápida, iniciativa aprovada por 69% dos jovens entre 16 e 24 anos. Em contrapartida, apenas 37% dos entrevistados com mais de 55 anos apoiaram esta ideia.
Via Plataforma Urbana.