Foram recentemente divulgados os planos para no novo Centro de Arte Moderna na cidades histórica de Vilnius, Lituânia. O "espaço público tridimensional" de 3.100 metros quadrados, como o arquiteto Daniel Libeskind o descreve, foi projetado para ser uma "porta de entrada cultural" que conecta a grelha urbana do século XVIII e a cidade murada medieval.
"Queríamos criar um museu para o povo da Lituânia e também proporcionar a esta coleção um lar um público internacional. A coleção é um legado cultural do país", comentou o fundador do centro, Viktoras Butkus. "O trabalho de Libeskind é expressivo, inovador e, o mais importante, tem o poder de contar a estória do passado ao mesmo tempo que se conecta com o futuro da cidade", acrescentou Butkus.
Do arquiteto: O conceito é inspirado nos portões históricos da cidade e referencia a arquitetura local tanto na forma como nos materiais. Os volumes se interpenetram para criar uma estrutura que flui entre o interior e o exterior. A fachada exterior retilínea é revestida com um concreto branco e reflexivo que tem referência nos materiais locais da cidade.
A extração do volume geométrico no núcleo da estrutura permitiu que os arquitetos abrissem o edifício inteiro, criando panos de vidro do piso ao teto que banham as galerias internas com luz natural.
Ao passo que os visitantes se aproximam a partir do norte, eles adentram o saguão - um espaço envidraçado de três pavimentos de altura banhado por luz natural.
O museu incluirá um café, uma livraria, áreas educacionais, um auditório, além de áreas de depósito e espaços administrativos. A construção terá início em 2017 e a conclusão está prevista para 2019.
Via Studio Libeskind, MAC