Este não é o típico arranha-céu nova-iorquino. Mark Foster Gage foi contratado para projetar uma torre de luxo de 447 metros de altura em Manhattan. Descrito pela Skyscraper City como o "elo perdido entre a Beaux Arts, o Art Déco, o expressionismo, Gaudí, o modernismo e a arquitetura contemporânea" o estranho projeto ostenta uma fachada esculpida envolvida pelos balcões das 91 unidades residenciais.
"Penso que muitos dos edifícios em altura sendo construídos em Nova Iorque são virtualmente desprovidos de projeto arquitetônico - são apenas caxas altas revestidas por cortinas de vidro. Isto não é projeto", comentou Gage.
Dos arquitetos. Estas impressionantes plantas construtivas buscam expandir as possibilidades de beleza externa em um projeto de arranha-céu. O arquiteto Mark Foster Gage foi contratado para projetar um edifício em altura do século XXI, que, segundo ele, deve somar esteticamente à cidade, em vez de simplesmente ocupar um lugar nela.
A torre de 102 pavimentos apresentará uma fachada de pedra esculpida e detalhes de bronze. Os moradores poderão desfrutar, de seus balcões, de belas vistas para o Central Park e para o skyline da cidade.
Gage comentou: "Penso que muitos dos edifícios em altura sendo construídos em Nova Iorque são virtualmente desprovidos de projeto arquitetônico - são apenas caxas altas revestidas por cortinas de vidro. Isto não é projeto. Projeto é pensar em muitas coisas, como, por exemplo, em como um edifício se mostra a diferentes distâncias, ou neste caso, como fazer cada pavimento único para seu proprietário."
"Em nosso escritório, discutimos se um edifício de luxo não mereceria ser mais que apenas outra caixa modernista de vidro ou aço. Estas são ideias do século XX e, embora elas tenham servido bem à arquitetura, nossos cidadãos e os moradores de tais edifícios anseiam por e merecem mais."
"É sabido na maior parte das indústrias que beleza se traduz em dinheiro - estamos trazendo este pensamento de volta à arquitetura."
O 64° pavimento do edifício será ocupado por hall com espaços comerciais, um salão de festas para eventos e um restaurante quatro estrelas.
A equipe de Gage está interessada em criar áreas de alta e baixa resolução na fachada, revelando diferentes qualidades dependendo da distância da qual se observa os detalhes.
"Apesar da enorme diferença entre o projeto de Gage e as outras torres que pontuam Manhattan, o arranha-céu poderia ser construído hoje. O que teria exigido décadas de trabalho de artesãos pode hoje ser construído rapidamente através de softwares e equipamentos CNC.
Mark comentou: "Nosso principal interesse não é o simbolismo, como poderia ser o caso de tais formas escultóricas alguns séculos atrás. As pessoas, em particular as pessoas abastadas, estão voltando a buscar singularidade e beleza, em vez de apenas deixar que suas residências sejam o produto de equações imobiliárias genéricas."