Santiago Calatrava foi contratado para projetar um trio de pontes na cidade chinesa de Huashan, a leste de Wuhan. As três pontes metálicas - Xihu, Xianbi e Lincong - serão distribuídas ao longo de um trecho de 1,5 quilômetro no canal Yangtze, proporcionando acesse a pedestres, ciclistas e veículos.
"A arquitetura é uma das formas de arte mais bem equipadas para melhorar e revitalizar cidades tanto artística como funcionalmente", comentou Calatrava. "O projeto em Huashan é um exemplo claro de como um elemento urbano, essencial para o crescimento da cidade, pode ao mesmo tempo melhorar qualidade de vida dos cidadãos graças a uma integração das três pontes e a criação de bulevares e margens no canal."
A ponte Xianbi (estrutura central) se prolongará por 129 metros e contará com duas pistas para veículos. Ela será sustentada por um arco centra de 42 metros de altura que criará um "vazio caraterístico", comentou o arquiteto.
A ponte Xihu, localizada mais a oeste, terá 102 metros de extensão e será suportada por um único arco de 20 metros de altura que se conectará à ponte através de uma "plataforma de cabos corrugados inclinados".
A leste, a ponte Loncong, de 118 metros de extensão, contatá com dois arcos que partem de seu centro e atingem 26 metros de altura.
"Todas as três pontes terão escadas de pedestres que permitirão o cruzamento diretamente do nível inferior. A construção está prevista para ser iniciada no final de 2016", comentou o escritório.