Projetado por Félx Guyon, do Les Ateliers Guyon em Verchères, Quebec, "Sails Benches" é um monumento às famílias fundadoras de Verchères, realizado a pedido da prefeitura da cidade. Tendo trabalhado em Montreal por tantos anos, Guyon retornou à sua cidade natal para este projeto, que foi selecionado como vencedor da categoria "Mobiliário" do World Interiors Awards 2015 em Londres, "encantando" os jurados com a narrativa pessoal e sensibilidade de "Sails Benches".
A ideia por trás do projeto era criar ao mesmo tempo um mobiliário de rua funcional e um monumento poético para os fundadores de Verchères. Os bancos são feitos de carvalho branco - a espécie de madeira original usada nas embarcações do século XVII - concreto e metal.
Reconhecido por sua abordagem artística de projeto, realizando uma espécie de síntese dos materiais locais, Félix Guyon atraiu a atenção da prefeitura de Verchères.
"Quando a prefeitura me pediu para trabalhar neste projeto, Fiquei imediatamente empolgado e também muito inspirado. A oportunidade de trabalhar em um monumento em homenagem à cidade de minha infância e meus antepassados - e quase com 'carta branca' - era um sonho e um modo de agradecer aqueles que construíram o lugar que hoje eu amo", comentou Guyon.
Era importante para o projeto a expressão do orgulho coletivo que foi ressonante através de gerações de pessoas que viveram em Verchères. Sails Benches foi possível apenas com a cooperação de artesãos locais, que criaram um monumento para as futuras gerações.
Para Félix Guyon, o projeto marca um retorno às suas raízes e uma busca por sua própria essência artística. Tendo trabalhado e estudado na França, Londres e Montreal, Guyon retornou à sua terra natal na esperança de encontrar inspiração nos habitantes locais.
"Meu avô era marceneiro e fabricava embarcações em Verchères na década de 1940. Meu pai e minha mãe ainda fazem esculturas com Plexiglass. De geração em geração, sempre amamos trabalhar com nossas mãos, criar algo do zero", comentou o arquiteto.
Via v2com.