Alejandro Aravena iniciou sua atuação profissional em 1994, dois anos após concluir seus estudos na Universidade Católica de Chile. Desde 2006 é diretor executivo do escritório ELEMENTAL, iniciativa que tem como foco responder às exigências de como criar habitações sociais de qualidade que adquiram valor com o passar do tempo.
As mais recentes explorações formais de Aravena se dirigem a um tipo de projeto cujo princípio compositivo parece ser determinado pelo empilhamento e pelo peso, como no por exemplo a proposta para a Casa Ocho Quebradas e o Centro de Inovação Anacleto Angelini.
Alejandro Aravena foi professor convidado da Graduate School of Design of Harvard University entre os anos 2000 e 2005 e em 2010 foi nomeado International Fellow of the Royal Institute of British Architects. Nesta entrevista, Aravena nos fala sobre sua visão a respeito da arquitetura e da inovação no campo profissional como consequência da busca do conhecimento necessário para resolver um determinado problema.