Em 2014, os arquitetos do Estudio Arzubialde, de Rosario, Argentina, e a arquiteta Verónica Arcos, de Santiago, Chile, se conhceram em Buenos Aires quando participavam de uma mesa redonda a convite da Universidad Torcuato Di Tella.
A partir deste encontro nasceu a ideia de desenvolver o Taller de Experimentación Material, um espaço de exploração que reuniu seis grupos de estudantes com o objetivo de projetar e construir propostas com diferentes técnicas envolvendo o uso do tijolo.
Os primeiros três dias foram ocupados com a elaboração de modelos físicos e digitais, que foram, então, construídos nos seis dias depois. A construção das propostas foi realizada em uma pequena praça localizada no bairro de Roldán, Santa Fé.
Equipe: Fidela Antelo, Cecilia Pellegrini, Ana Poliotto, Juan Antonio Rodríguez, Sofía Rothman, Franco Varesi
Equipe: Luisina Abiega, Franco Barbuscia, Costanza Galati, María Florencia Méndez, Laura Mozzi, Javier Rúa
Equipe: Franca Carassai, Silvina Ciccone, Jaime Cumpa López, Lautaro Del Federico, Manuel González Veglia, Carla Haimovich, Agustín Ramonda, María Trabuchi
Cita: Franco, José Tomás. "Do digital ao construído: oficina de experimentação com tijolo em Rosario" [De lo digital a lo construido: Experimentando con el aparejo de ladrillo] 19 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780524/do-digital-ao-construido-oficina-de-experimentacao-com-tijolo-em-rosario> ISSN 0719-8906