Misto de mobiliário urbano e projeto de visualização de dados, a instalação convida o participante a sentar-se em um banco, tirar uma foto de si mesmo e escolher dentre seis emoções aquela que sente no momento: amor, alegria, surpresa, raiva, medo ou tristeza, conforme definição do psicólogo Dr. Phillip Shaver sobre o grupo de seis emoções básicas do homem.
Cada uma é representada por uma cor, que filtra a foto no momento em que ela aparece na Galeria de Arte Digital. A imagem se dilui em um gráfico que permite comparar quais emoções predominam individual e socialmente. As imagens são exibidas na fachada principal do prédio da FIESP, localizado na Avenida Paulista - São Paulo, um dos edifícios de maior expressão arquitetônica dos anos 80 e obra-prima do arquiteto Rino Levi.
O mobiliário urbano gerado por design paramétrico, é feito por fabricação digital com placas de tetrapak recicladas.
“Eu estou” é um desdobramento das investigações do Estudio Guto Requena sobre memória, tecnologias interativas e emoções. “Eu estou” é um convite para refletir sobre as paisagens emocionais que nos conectam uns aos outros e ao nosso ambiente urbano.
Arquinterface
De curadoria compartilhada entre o SESI-SP e Giselle Beiguelman, a mostra Arquinterface reuniu designers, artistas, arquitetos e pensadores da área da comunicação e do audiovisual para discutir as novas relações das tecnologias com o imaginário urbano e como as artes operam hoje em interface com a arquitetura e a cidade.