O escritório londrino Mossessian Architecture, em colaboração com o arquitetos do Studio Adeline Rispal, de Paris, venceu recentemente um concurso para projetar o Museu da Fé Islâmica na cidade de Meca.
O Museu Makkah será localizado a sete quilômetros da Grande Mesquita Sagrada, local de peregrinação de milhões de muçulmanos todos os anos. O museu "oferecerá uma interpretação e reflexão únicas da fé de milhões de muçulmanos de todas as partes do mundo que visitam Makkah e que, até este ponto, não têm nenhuma instituição deste tipo para tornar ainda mais completa sua visita à mais sagrada das cidades Islâmicas", escreveram os arquitetos.
O programa inclui um espaço de recepção do público, 5.600 metros quadrados de galerias para exposições permanentes e temporárias, um auditório, um espaço educacional, uma livraria, um jardim na cobertura e um restaurante.
A cenografia da exposição se localiza no núcleo do museu. O Studio Adeline Rispal projetou este núcleo, que é 'ocupado' por um vazio pelo qual passam os visitantes quando caminham nas galerias.
"Ao passo que os visitantes caminham pelo museu, aprendem sobre a vida do profeta através de exposições e filmagens panorâmicas instaladas de cada lado da rampa, que acessa o 'jardim dos prazeres' no topo do edifício."
O projeto também propõe o uso de pedras oriundas de diversos países onde o Islã é praticado, além de pedras das montanhas de Meca, usadas nas paredes internas do museu.
Arquitetos
Ano do projeto
2016Fotografias