O livro "Arquitetura e política" enfrenta uma questão-chave da arquitetura contemporânea: sua responsabilidade em relação à sociedade. A partir de uma compilação de textos agrupados em cinco capítulos – História, Mundos, Metrópoles, Vulnerabilidades e Alternativas – Josep Maria Montaner e Zaida Muxí fazem um passeio histórico que narra o papel social dos arquitetos e dos urbanistas até a atual era da globalização. A partir de temas como a vida em comunidade, a participação, a igualdade de gênero e a sustentabilidade, Arquitetura e política estabelece tanto as vulnerabilidades contemporâneas quanto aquelas alternativas já experimentadas – daí seu subtítulo, Ensaios para mundos alternativos.
AUTORES
Josep Maria Montaner é arquiteto, escritor e professor da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (ETSAB). Foi professor convidado de diversas universidades da Europa, América e Ásia. É autor de livros traduzidos a vários idiomas, com títulos recentes como "Sistemas arquitetônicos contemporâneos" (Gustavo Gili, 2008), e publica regularmente em revistas especializadas de arquitetura e nos jornais El País e La Vanguardia.
Zaida Muxí é arquiteta e professora titular de urbanismo na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (ETSAB), da qual é, atualmente, subdiretora*. Foi professora convidada em diversas universidades da Europa, América e Ásia. É especializada em urbanismo e gênero, e autora de "A arquitetura da cidade global" (Gustavo Gili, 2004). Publica regularmente em revistas especializadas de arquitetura e nos jornais El País e La Vanguardia.
FICHA TÉCNICA
Arquitetura e política. Ensaios para mundos alternativos.
Josep Maria Montaner
Zaida Muxi
Editora GG
15 x 21 x 2 Cm
253 páginas
SBN: 9788565985413
Capa: Brochura
2014
Para mais informações sobre o livro, clique aqui.