Memorial a Jan Palach projetado por John Hejduk é inaugurado em Praga

Pela primeira vez na história uma estrutura de John Hejduk foi permanentemente instalada em um espaço público. O projeto do arquiteto para o Memorial a Jan Palach foi oficialmente inaugurado este mês passado na Praça Jan Palach (antiga Praça do Exército Vermelho) na orla do rio Alšovo em Praga, após um processo de construção prolongado por 25 anos.

"A obra, intitulada House of the Suicide e House of the Mother of the Suicide, originalmente construída em Atlanta, em 1990, e posteriormente em Praga, em 1991, homenageia o dissidente checo Jan Palach, cujo ato de auto-imolação fortaleceu os protestos contra o governo comunista na Checoslováquia. Uma placa na base do monumento apresenta o poema "O Funeral de Jan Palach", escrito pelo ex professor de Arquitetura David Shapiro", informou a Cooper Union.

© Miroslav Cikán

As duas estruturas de aço  e madeira, coroadas por 49 "espetos" de aço, foram instaladas "como parte do reconhecimento nacional da solidariedade política e social para a democracia do país", comentou o professor da Cornell University, James Williamson, que foi o responsável por coordenar o projeto em Atlanta em 1986. 

Via Cooper Union

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Memorial a Jan Palach projetado por John Hejduk é inaugurado em Praga" [John Hejduk's Jan Palach Memorial Opens in Prague ] 07 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781486/memorial-a-jan-palach-projetado-por-john-hejduk-e-inaugurado-em-praga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.