O escritório schmidt hammer lassen foi selecionado como vencedor do concurso internacional para projetar um novo lar para o "West Shanghai Workers’ Cultural Palace". Este projeto se tornou um destino popular para a União dos Operários de Xangai e para a comunidade em geral desde sua inauguração em 1959. A nova proposta incluirá um teatro, um cinema, espaços para exposições artísticas, além de escritórios, instalações desportivas, espaços comerciais e um hub de transportes - todos os programas reunidos no mesmo tereno de oito hectares.
A proposta preserva o atual parque que existe no terreno, transformando-o em um grande espaço público com um lago em seu centro. Quatro torres de uso misto, localizadas sobre uma base ocupada por funções culturais, se distribuem ao longo da margem do lago. No nível mais baixo das torres, o teatro, o centro de educação e os espaços expositivos são concebidos como "espaços abertos e transparentes" que permitem o acesso fácil a partir da rua principal.
As torres proporcionam espaços para as atividades culturais e escritórios comerciais. O edifício se conecta no subterrâneo a duas estações de metro, espaços comerciais e diversos equipamentos desportivos. Quadras ao ar livre são espalhadas pelo parque, criando um espaço ativo para a comunidade local.
"Este projeto trata das pessoas", explica Chris Hardie, sócio do escritório. "No início do projeto passamos muito tempo no terreno, observando como a comunidade e o público usavam os espaços do parque em torno do lago. Tornou-se óbvio o quão adorado era este parque no coração da cidade. Ao mesmo tempo, percebemos que não havia outro parque dessa escala na região - o mais próximo fica a 5 km de distância. A partir daí, nosso foco se voltou à ideia de como maximizar a área de parque público de 1 hectare para 6 hectares em um terreno que soma apenas 8 hectares - ao mesmo tempo que precisávamos criar um novo complexo cultural de mais de 80 mil m². Nossa proposta lida com isso, sugerindo uma série de espaços cobertos e abertos no nível da rua e do parque."
Arquitetos
Arquitetos responsável
Schmidt Hammer Lassen ArchitectsEquipe de projeto
Chris Hardie, Morten Schmidt, Rong Lu, Claudius Lange, Rasmus Duong-Grunnet, Simon Hjalmar Persson, Lawrence Olivier-Mahadoo, Maria Vlagoidou, Liang Dong, Mo Yang, Zu Xinghua, Mathias Højfeldt Nielsen, Mads Bjerg Nørkjær, Beihong MaoArquiteto local
ECADIÁrea
120.000m²Ano do projeto
2016Fotografias
Beauty & the Bit, Courtesy of Schmidt Hammer Lassen Architects