A rede francesa Galeries Lafayette contratou o escritório BIG para projetar sua nova loja na emblemática Avenue des Champs-Élysées em Paris. Primeiro cliente comercial do BIG, as Galeries Lafayette esperam que o projeto se coloque como "uma loja de departamentos de alto padrão para o século XXI" que "dotará o famoso bulevar de um status renovado", segundo uma matéria da página Business of Fashion.
Localizado na no número 52 da Champs-Élysées, o espaço de 7 mil metros quadrados busca sua inspiração no histórico edifício Art Déco do qual faz parte. De acordo com o BIG, eles esperam fortalecer este espaços e respeitar a arquitetura existente, em vez de transformá-la radicalmente.
"Estamos herdando um edifício grande e belo que está ali há um século. Então, estamos basicamente nos movendo dentro dele e lidando com elementos que já estavam estabelecidos. E acredito que será um ambiente lúdico e agradável para as pessoas que estão fazendo suas compras", comentou Bjarke Ingels.
A loja terá diversos destaques, como um espaço flexível para eventos, um "observatório" para a avenida e uma claraboia restaurada que se comportará "de modo similar às nuvens que se movem sobre Paris", disse Ingels.
"Esta é, de alguma forma, a maior loja-conceito já construída na Champs-Élysées", disse Nicolas Houzé, diretor executivo das Galeries Lafayette. A loja tem abertura prevista para o final de 2018.
O escritório BIG foi selecionado em um concurso do qual participou também o OMA e outras duas equipes. "Queríamos um arquiteto que fosse capaz de compreender o mundo como ele é agora, levando em consideração a sustentabilidade, a tecnologia e a experiência do consumidor", aformou Eric Costa, presidente da Citynove, proprietária do Galeries Lafayette Group.
Via BoF