Após dois anos de desenvolvimento, o escritório MVRDV divulgou novas imagens de seu masterplan para Caen, na Normandia (França), intitulado "La Grande Mosaïque". O projeto, revelado em maio de 2013, repensar toda uma área de 600 hectares no centro de Caen e da Península de Caen, conectando a cidade aos municípios adjacentes de Hérouville Saint-Clair e Mondeville.
O projeto busca conter os efeitos de desindustrialização da região, integrando elementos históricos e ambientais da área no novo masterplan. A divulgação destas novas imagens marca a abertura de uma exposição do projeto, que permanecerá aberta ao público no "Le Pavillon" no porto da cidade antiga até o dia 13 de março deste ano. Esta é uma iniciativa que busca engajar os moradores locais nos planos futuros para a cidade.
O projeto inclui habitações, escritórios, edifícios de uso misto, espaços públicos e infraestruturas, organizadas em torno da ideia do "equilíbrio" como ferramenta de planejamento espacial. Isto resultou na proposta de estabelecer "uma versão urbana da bocage", um tipo de balsa típica da Normandia muito comum na era pré-industrial. O projeto resultante conta com uma rede de ruas secundárias e espaços públicos compartilhados em torno dos edifícios e áreas comunitárias que fazem a mediação entre os elementos novos e preexistentes.
O MVRDV descreve o masterplan como "altamente progressivo em seu escopo, ambição e contexto". Já o cofundador do escritório, Winy Maas, enfatizou como o projeto procurava criar "um belo vale urbano abundante em vegetação no coração da Normandia."
Créditos de projeto:
Líder de arquitetura: MVRDV
Colaboração: Diagram Architecture
Paisagismo: Territoires
Urbanismo: Pro Devéloppment
Especialista em infraestrutura: Egis
Sociólogos: Philippe Cabane
Maquete: Made by Mistake