-
Arquitetos: ASGK Design
- Área: 83 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Petra Hajska
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Zilvar está localizada na periferia de um pequeno povoado ao leste de Bohemia, rodeado por campos e bosques.
O requerimento do cliente era o desenho de uma casa de madeira com baixo consumo de energia e que fosse composta por vários espaços abertos para fomentar a proximidade entre os três membros da família e integrarem-se diretamente com a natureza que rodeia o terreno. Um microclima de chuva frequente, fortes ventos oeste e sol ao leste foi levado em consideração junto a necessidade de paz e tranquilidade longe do ocupado mundo moderno, para criar o ideal de vida.
A inspiração da residência Zilvar surge de um dos filhos do cliente, com somente quatro anos de idade, que queria que o edifício representasse um artrópode inclinando-se em direção a um antigo carvalho. O teto inclinado ao sul, afastado-se da copa do carvalho, faz com que você se sinta dentro da própria árvore, enquanto o teto com inclinação ao norte proporciona uma maravilhosa vista ao campo longínquo.
A planta baixa consiste na união entre estar, cozinha e sala de jantar. São três espaços abertos que permitem uma relação direta com as habitações que se encontram na planta superior e os quais se acessa através de uma escada industrial. Além disso, a ilusão ótica de um espaço maior é criada por longos painéis de vidro, portas de correr e continuidade material no solo. O terraço orientado ao norte da residência e protegido da chuva cria um espaço exterior seco e habitável durante todo o ano.
A residência Zilvar foi desenhada como uma residência de baixo consumo de energia; a estrutura exterior é um muro, a partir de vários materiais que permite a entrada e saída de vapores, evitando os sistemas de calefação tradicionais. A estrutura de madeira (2 x 4) foi desenhada usando perfis de madeira KVH. A fachada, a cobertura e os espaços interiores foram feitos de tábuas de madeira; além disso, o revestimento dos exteriores foi tratado com um processo específico que prolonga sua duração. A sala de estar conta com um envidraçamento em grande escala que permite aproveitar luz e calor do sol durante o inverno, enquanto no verão, as grandes portas de correr feitas em madeira, protegem contra a radiação solar na mesma área.
Tanto o interior como o exterior da casa, junto a luz do sol, alteram dramaticamente a forma da residência fazendo com que o usuário sinta-se um explorador em um cânion. Para os residentes e visitantes, a Residência Zilvar é como um paraíso refrescante e cheio de paz.
Originalmente publicado em Fevereiro 23, 2016