Ghadames: Uma cidade de seis mil anos vista de cima

Desde tempos imemoriáveis, e ainda atualmente, a humanidade tem imaginado como é o mundo visto de cima. Esta fascinação tem se manifestado historicamente através do desenho de plantas e fotografias aéreas. Nesse sentido, e através de um parapente motorizado, o fotógrafo da National Geographic, George Steinmetz registrou uma impressionante imagem aérea da antiga cidade de Ghadames, na Líbia.

Vista das coberturas de Ghadames. Imagem © Robert Bamler

A antiga cidade, agora tombada pelo Patrimônio Mundial da UNESCO, se localiza em um oásis no Saara. Com mais de 6.000 anos de idade, a aglomeração construída com tijolos de barro é anterior ao Império Romano. Cada casa é verticalmente organizada por função, com os ambientes de estocagem de alimentos abaixo dos espaços de estar familiares. As coberturas acessíveis, registradas na fotografia, servem tanto como espaços privado externo como área de circulação que impedia as mulheres de serem vistas pelos homens nas ruas.

Esta imagem que retrata casas antigas que se conectam formando um mosaico de sombras e curvas variadas quase poderia ser confundida com uma imagem de microscopia das células vegetais de uma folha, mostrando um forte contraste com a ideia moderna do que deve ser uma cidade. No entanto, apesar dessa cidade em meio às areias do Saara parecer distante de qualquer coisa construída hoje em dia, em planta, Ghadames é bastante similar às comunidades não planejadas presentes em muitas cidades do mundo globalizado. Que as conexões entre cidades construídas em um intervalo de milhares de anos possam ser tão bem identificadas diz muito sobre o poder da fotografia aérea urbana.

Referências: National Geographic, Edmond Bernet, UNESCO

Sobre este autor
Cita: Fiederer, Luke. "Ghadames: Uma cidade de seis mil anos vista de cima" [A 6000-Year Old Unplanned Community Photographed From Above] 25 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782581/ghadames-uma-cidade-de-seis-mil-anos-vista-de-cima> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.