A página The Architectural Review anunciou as vencedoras do 2016 Women in Architecture Awards, que reconheceu este ano a arquiteta mexicana Gabriela Etchegaray com o Moira Gemmill Prize for Emerging Architecture e Jeanne Gang com o Architect of the Year Award. Ao premiar Gang e Etchegaray, o AR nota que ambas "demonstraram excelência em projeto e comprometimento em trabalhar de forma sustentável e democrática com as comunidades locais".
O júri destacou o projeto para o Arcus Center for Social Justice Leadership, do Studio Gang, um edifício reconhecido por seu processo participativo de projeto e pelo uso de "alvenaria de madeira" em suas paredes externas, que oferecem uma alternativa mais sustentável em relação a outras alvenarias e também "se distancia da tendência na arquitetura de confiar em materiais high-tech e na impressão 3D."
"No passado, a justiça social e o ativismo por justiça social pareciam acontecer em lugares invisíveis", explicou Jeanne Gang ao descrever sua proposta para o Arcus Center. "Com este projeto, há de fato um edifício, algo que incorpore a ideia de justiça social de todas as formas, de seu exterior para seu interior."
De modo similar, Etchegaray foi citada pela renovação de uma fábrica de Mezcal em Oaxaca, que foi transformada no Milagrito Mezcal Pavilion, um projeto que exigiu "uma compreensão detalhada da linha de produção para criar os meios de torná-la mais eficiente e, ao mesmo tempo, manter o tão reverenciado processo artesanal."
Norman Foster, um dos jurados, comentou: "A impressão que se tem com isso é que há muito talento aí. E a geração mais nova de arquitetos, bem como nomes mais estabelecidos, é impressionante. O Women in Architecture Awards é uma grande iniciativa. Há uma extraordinária riqueza de talentos - e também uma perspectiva mais nova que está aí e é perceptível."
O Moira Gemmill Prize for Emerging Architecture inclui um prêmio de £10,000, que ajudará Gabriela Etchegaray em seu desenvolvimento profissional.
O júri do 2016 Women in Architecture Awards foi composto por:
- Gokhan Avcioglu (GAD Foundation)
- Sir Terry Farrell (Farrells)
- Lord Norman Foster (Foster + Partners)
- Marta Galinanes-Garcia (AKTII)
- Edwin Heathcote (Financial Times)
- Eva Jiricna (Eva Jiricna Architects)
- Sir Mark Jones (Master of St Cross College and former director of the V&A)
- Laura Lee (Maggie’s Centres)
- Karen Livingstone (Science Museum)
- Christine Murray (The Architectural Review)
- Colette O’Shea (Land Securities)
- Philippa Stockley (London Evening Standard)
- Martha Thorne (The Pritzker Architecture Prize)
- Victoria Thornton (Open City)