O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou o Projeto de Lei (PL) 22/2015 que denomina o Elevado Costa e Silva como Parque Minhocão nos dias em que a via estiver fechada para o tráfego de veículo. A nova legislação permitirá à via medidas previstas em outros parques da cidade, como a criação de um conselho gestor e ações de zeladoria para garantir o aprimoramento da utilização do local pela população.
O Elevado Costa e Silva fica aberto para carros de segunda-feira à sexta-feira, das 6h30 às 21h30. Aos sábado, a via é fechada a partir das 15h para pedestres e ciclistas. A sanção do projeto faz parte das diretrizes aprovadas no Plano Diretor Estratégico que prevê o fechamento do Minhocão ou a transformação permanente da via em parque.
Gostaríamos de abrir a discussão com nossos leitores sobre esta nova lei e o futuro do Minhocão. Denominar o elevado de Parque Minhocão traz quais benefícios para a cidade e seus habitantes? Quais seriam as melhores estratégias em médio e longo prazo para esta enorme estrutura que corta o centro de São Paulo e que, passados 46 anos de sua construção, já faz parte do cotidiano desta região da cidade? As respostas mais interessantes farão parte de um próximo artigo relacionado ao tema.
Fonte: Prefeitura de São Paulo