Odile Decq ganhou o Prêmio Jane Drew de 2016 através da anual Premiação Mulheres na Arquitetura realizada pela Architectural Review's (AR). Co-fundadora do Studio Odile Decq, a arquiteta francesa foi homenageada por ser um "uma criativa fonte de energia, que rompe paradigmas e defensora da igualdade". Seu diversificado portfólio varia de galerias de arte e museus, à habitações sociais e infraestruturas. Ficou conhecida pelo edifício incubadora Cargo em Paris e pelo Museu Nacional do Parque Geológico de Fangshan Tangshan em Nanjing, China.
"O Prêmio Jane Drew reconhece uma arquiteta que, através de seu trabalho e comprometimento em projetar a excelência, obteve seu perfil de mulher na arquitetura. A premiação é nomeada por causa de Jane Drew, que foi grande defensora das mulheres nas profissões majoritariamente dominada por homens" diz a AR.
Decq é a quinta vencedora da premiação. São algumas das vencedoras antecedentes, as Co-fundadoras da Grafton Architects Yvonne Farrell e Shelley McNamara (2015), Kathryn Findlay (2014), Eva Jiricná (2013), Zaha Hadid (2012).
Decq falou no almoço anual da Premiação Mulheres na Arquitetura, na sexta-feira, 4 de março no Claridge’s. Entenda mais sobre o evento aqui.
Notícias via AR