Situado na colina Los Placeres entre o eixo Valparaíso e Viña del Mar, na avenida España, a Universidad Técnica Federico Santa María abrange um terreno de 7,4 hectares. Esse imponente conjunto na extremidade do barranco parece projetar-se sobre o mar, sobressaindo da textura urbana como um dos principais marcos da cidade e convertendo-se como uma varanda para o Oceano Pacífico.
A obra apresenta-se como um conjunto contínuo, um sistema unitário desenvolvido através de uma clara hierarquização dos distintos volumes, culminando na grande escala do acesso principal da torre. O programa é distribuído através do zoneamento das atividades universitárias em vários edifícios que se adequam à inclinação por diversos pátios internos. Esses quatro pátios -o do canhão, da magnólia, o pátio central e o pátio do ceibos- geram frondosos espaços de convívio nesta "cidadela". No total, o conjunto conta com 3 hectares de áreas verdes, sendo o maior parque urbano em Valparaiso, mas permanecendo fechado ao público.
O estilo predominante é o Gótico Escolástico, amplamente utilizado em igrejas e edifícios universitários entre os séculos XVIII e XX, particularmente na Europa e América do Norte. Os arquitetos justificam o uso deste estilo no memorial do concurso: "Um estilo muito livre que se presta admiravelmente para as aberturas, principalmente para salas de aula e escritórios. Em nosso projeto nós removemos toda a ornamentação de acordo com as ideias predominantes para esse tipo de construção."
O edifício é internamente construído em concreto armado e alvenaria reforçada, reboco e gesso, enquanto o estucado predomina como revestimento exterior. Os telhados são de ardósia espessa, exceto as grandes salas -escritórios e salas de festas- para os quais especificou-se ferro 'carvão' pintado. Algumas paredes e rodapés foram feitas em alvenaria de pedra, as janelas são de ferro e as portas em madeira maciça, principalmente raulí. Embora a obra seja caracterizada por sua escassa ornamentação, são abundantes os detalhes em madeira nas portas, pisos, paredes.
-
Arquitetos: José Smith Miller y Josué Smith Solar
- Área: 70163 m²
-
Fotografías:Pablo Cabrera CC vía Flickr, wikimedia commons, , David Vega CC vía Flickr, Annais Ferreira CC vía Flickr