Três cidades brasileiras concorrem pelo título de cidade mais sustentável do país e do mundo. São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro são as finalistas do concurso promovido pela organização ambientalista WWF, por meio da campanha Hora do Planeta: Desafio das Cidades.
A iniciativa selecionou os finalistas com base em relatórios apresentados pelas cidades, detalhando seus projetos na área de desenvolvimento sustentável, dados que serão mais profundamente analisados por especialistas. A Capital Global da Hora do Planeta será anunciada em Quito, no Equador, durante a Conferência das Nações Unidas Habitat III, de 17 a 20 de outubro.
O vencedor será escolhido por um júri técnico, porém, os internautas poderão votar em sua cidade preferida através da página www.welovecities.org, de 25 de abril a 19 de junho. A ação integra o movimento internacional A Hora do Planeta, que no último sábado convocou a população a apagar as luzes, durante 60 minutos, em uma tentativa de estimular uma mudança de atitude global.
A disputa é realizada pelo quinto ano no mundo e o terceiro no Brasil e tem o objetivo de eleger as cidades que mais colaboram para o desenvolvimento sustentável. A iniciativa integra um projeto maior que busca a mudança de atitude das pessoas frente às consequências do aquecimento global.
ATUALIZAÇÃO: Este post foi originalmente publicado como "Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro concorrem pelo título de cidade mais sustentável do Brasil e do mundo", porém, havia um equívoco, presente já no título do artigo, que citava a cidade de Recife no lugar de São Paulo. A versão atual do post é a correta e as três cidades finalistas do "Hora do Planeta: Desafio das Cidades" são Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, curiosamente, as mesmas da edição anterior do evento.