O OMA foi recentemente contratado para fazer seu primeiro projeto nos Emirados Árabes Unidos. A proposta vencedora transformará os quatro armazéns na Avenida Alserkal, em Dubai, em um equipamento multiuso que conectará arquitetos e artistas locais e destacará a função do projeto executado na cidade.
“A principal estratégia ao projetar o espaço de eventos foi mesclar os limites entre exterior e interior ao conduzir as vistas e a luz natural para dentro do espaço e prolongar os eventos para o espaço público de fora", afirma Iyad Alsaka, sócio do OMA.
A flexibilidade do espaço será caracterizada pelas paredes móveis que terão de 8 a 10 metros de altura, permitindo diversas possibilidades de configurações espaciais que possam receber eventos públicos, exposições de arte, performances, conferências, entre outros. As portas de correr totalmente envidraçadas demarcarão a entrada, "intensificando a continuidade entre interior e exterior, prolongando os eventos para o espaço público afora", disse o OMA. "A casca exterior pré-existente será envolta por concreto em spray, distinguindo o edifício dos outros armazéns ao redor.
“Escolhemos o OMA, porque eles se comprometem com ideias e experiências ousadas. Seu projeto nos oferece um novo "lar" para artes e programações culturais e nos permite submeter-nos a riscos ainda maiores, ao olhar para o futuro", diz Abdelmonem Bin Eisa Alserkal, fundador da Avenida Alserkal.
Espera-se que o novo espaço inaugure no outono de 2016. Uma amostra do interior da galeria de 1000m² ocorreu durante a Semana de Arte de Dubai ( de 14 à 19 de março de 2016).