Há alguns dias, publicamos o ranking da QS com as 100 melhores faculdades de arquitetura do mundo, que foi liderado, novamente, pelo MIT, nos Estados Unidos.
Tomando a lista da QS como base, listamos a seguir as 7 universidades da América Latina e de Portugal que foram destacadas pela instituição internacional. Além da posição mundial em arquitetura, também citamos a colocação da universidade no geral, arquitetos famosos que já passaram por estas escolas e também o link para ver suas respectivas reputações acadêmica, no mercado de trabalho e a quantidade de citações em artigos e no H-Index.
1°. Pontificia Universidad Católica de Chile / Chile
Ranking mundial de Arquitetura: 29°
Ranking mundial de universidades: 170°
Arquitetos importantes: Alejandro Aravena, Mathias Klotz, Smiljan Radic, Cecilia Puga, Fernando Castillo Velasco, Germán Banner, Sergio Larraín García-Moreno.
2°. Universidade de São Paulo / Brasil
Ranking mundial de Arquitetura: 37°
Ranking mundial de universidades: 143°
Arquitetos importantes: Angelo Bucci, Andrade Morettin (Marcelo H. Morettin, Vinicius Hernandes de Andrade), Piratininga (João Paulo Beugger, José Armênio de Brito Cruz, Marcos Aldrighi y Renata Semin), Marta Moreira y Milton Braga.
3°. Universidad de Buenos Aires / Argentina
Ranking mundial de Arquitetura: 51°-100°
Ranking mundial de universidades: 124°
Arquitetos importantes: Clorindo Testa, Amancio Williams, Sofía von Ellrichshausen, María Victoria Besonías, Laura Spinadel.
4°. Universidad de Chile / Chile
Ranking mundial de Arquitetura: 51°-100°
Ranking mundial de universidades: 209°
Arquitetos importantes: Juan Martínez, Juan Parrochia, Alfredo Jaar, Juan Sabbagh, Alberto Sartori, Miguel Lawner, Cristián Fernández.
5°. Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) / México
Ranking mundial de Arquitetura: 51°-100°
Ranking mundial de universidades: 701°+
Arquitetos importantes: Ricardo Legorreta, Teodoro González de León, Pedro Ramírez Vázquez, Mauricio Rocha.
6°. Universidade Federal do Rio de Janeiro / Brasil
Ranking mundial de Arquitetura: 51°-100°
Ranking mundial de universidades: 323°
Arquitetos importantes: Oscar Niemeyer*, Roberto Burle Marx*, Severiano Mario Porto*, Affonso Reidy*, Washington Fajardo, Ernane Freire.
7° Universidade do Porto / Portugal
Ranking mundial de Arquitetura: 51°-100°
Ranking mundial de universidades: 308°
Arquitetos importantes: Álvaro Siza**, Eduardo Souto de Moura**, Fernando Távora**, Pedro Mendes
Notas
1. No ranking mundial de arquitetura, a QS não torna pública a pontuação das universidades que não estão entre as 50 primeiras. Estas são reunidas em um único grupo (51°-100°).
2. Os arquitetos marcados com (*) ingressaram na Escola Nacional de Belas Artes, que em 1931 foi integrada à Universidade do Rio de Janeiro. Em 1965, se transformou em Escola de Belas Artes, incorporando-se à atual Universidade Federal do Rio de Janeiro.
3. Os arquitetos marcados com (**) ingressaram na Escola de Belas Artes do Porto, que posteriormente passou a se chamar Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Porto (FAUP).
Referências: QS.