O Darling Harbour contratou o escritório Kengo Kuma para projetar um novo centro cívico criativo em Sydney - o primeiro projeto na Austrália do escritório japonês. Com 30 metros de altura e revestimento de madeira, o "Darling Exchange" terá seis pavimentos, contendo no térreo um centro comercial, uma biblioteca, um núcleo de acolhimento para crianças e ainda um programa para start-ups, além de um restaurante e um bar na cobertura.
“Nosso objetivo é alcançar uma arquitetura aberta e o mais palpável possível para a comunidade e isto se reflete na geometria circular que cria um edifício acessível e reconhecível de qualquer direção", afirma Kuma.
"A superfície de madeira envolve o exterior do edifício de forma dinâmica e interessante, referência histórica ao fato de o Darling Harbour ser originalmente um centro de atividades econômicas e um ponto focal do mercado de câmbio"
O projeto se conectará diretamente com os 2.700 m² de espaço público do "Darling Square," projetado pelo escritório de paisagismo australiano Aspect Studios e que serve como uma "prolongação" do edifício, de acordo com a BD Online. Tanto o Darling Exchange quanto a praça são parte de um plano de revitalização de $3.4 bilhões de dólares liderado pela Lendlease, que visa transformar a área numa comunidade ativa.
Se aprovado, o projeto tem inauguração prevista para 2018.
Notícias via BD, The Sydney Morning Herald