O repentino falecimento de Zaha Hadid gerou uma onda de comentários em homenagem a uma das figuras mais proeminentes da arquitetura. Uma pioneira "corajosa e radical", primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker, o enorme impacto de Hadid no mundo da arquitetura é inegável. Sua ausência será sentida.
"Estamos todos chocados e devastados com a perda de Zaha hoje, um belo indivíduo, talento, líder e amiga", escreveu Patrik Schumacher, Diretor do escritório Zaha Hadid Architects, em seu perfil no Facebook.
Leia, a seguir, algumas mensagens em homenagem a Zaha Hadid.
Boris Johnson, Prefeito de Londres tweetou: "Tão triste em saber da morte de Zaha Hadid, ela era um inspiração e seu legado permanecerá nos maravilhosos edifícios em Stratford e em todo o mundo."
Daniel Libeskind tweetou: "Devastado pela perda de uma grande arquiteta e colega hoje. Seu espírito viverá em sua obra e em seu estúdio. Todos sentimos muito."
John McAslan comentou ao AJ: "Esta é uma notícia devastadora e trágica. Zaha Hadid era uma força fenomenal no mundo da arquitetura. Um caráter incrível - brilhante, destemida e insubstituível."
Michael Kimmelman: "Triste notícia. Ela era impressionante, uma revolucionária e uma mulher poderosa que mostrou que a arquitetura não é um jogo apenas para homens."
MVRDV: "É com grande pesar que recebemos a notícia sobre o falecimento de Zaha Hadid, uma arquiteta que teve um efeito tão profundo em nosso campo."
Paola Antonelli, Curadora Sênior de Arquitetura e Design do MoMA tweetou: "Estou tão chocada. Não tenho palavras."
Paul Goldberger tweetou: "Chocado e profundamente triste de saber da notícia do falecimento de Zaha Hadid: uma das maiores figuras da arquitetura de nossos tempos."
Prêmio Pritker de Arquitetura: "A família Pritzker e a organização do Prêmio Pritzker de Arquitetura estão profundamente entristecidos com o falecimento da Dama Zaha Hadid. Ela foi uma verdadeira pioneira no campo da arquitetura. Laureada do Prêmio Pritzker em 2004, ela representa as maiores aspirações do Prêmio Pritzker de Arquitetura. "
Richard Rogers comentou ao The Guardian: "Ela foi uma grande arquiteta, uma mulher e uma pessoa maravilhosa... Entre os arquitetos que despontaram nas últimas décadas, nenhum teve mais impacto que ela. Ela encontrou seu caminho na profissão como mulher. Ela foi a primeira mulher a ser premiada com o Prêmio Pritzker."
Yale School of Architecture: "A arquitetura perdeu hoje um de seus maiores expoentes. Zaha Hadid faleceu. Zaha era o Norman Foster da atualidade. Professora convidada da Yale School of Architecture, onde ela lecionava regularmente desde 2001. Sua ausência será muito, muito sentida."
Ma Yansong comentou ao ArchDaily: "A vida de minha mentora Zaha Hadid é uma história inspiradora de luta por independência, igualdada e respeito, ao mesmo tempo que é uma batalha por progresso e mudança. Ela amava e abraçava o mundo com sensibilidade e crítica. Muitos compreenderam sua determinação ousada e perspectiva inequívoca. Suas impressionantes obras capturam o mundo como um lugar otimista e belo, e permitem à arquitetura cativar novos públicos. Como seu aluno, há quinze anos, fui inspirado e encorajado por sua força e visão, e ela sempre continuará a inspirar a mim e a todos que experienciam suas obras."
Zaha Hadid changed the line of the known and the possible. RIP.
Posted by Storefront for Art and Architecture on Thursday, March 31, 2016