-
Arquitetos: Robert Hull, Universidade de Washington
- Área: 1700 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Nic Lehoux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no centro de Mazar-i-Sharif, a quarta maior cidade do Afeganistão, a Escola Feminina Gohar Khatoon substitui uma antiga estrutura que se encontrava em um extremo estado de deterioração, expandindo a capacidade de uma escola de histórica importância urbana. O complexo de 2 mil metros quadrados oferece espaço para um jardim infantil até o 12º grau, tendo - pelo menos - 3 mil estudantes.
Mazar-i-Sharif abriga várias universidades e Gohar Khatoon - atuando como porta de entrada para a educação superior, posiciona-se de forma que se converte em uma instituição-chave para a educação de milhares de meninas e mulheres em um importante centro urbano. As escolas para meninas já são consideradas como as principais contribuintes para o desenvolvimento do Afeganistão, e estas instituições servem como poderosos mecanismos para inclusão na sociedade afegã. As escolas são o espaço no qual as mulheres e meninas negociam esta transição e Gohar Khatoon foi desenhada para apoiar este processo através da promoção da estabilidade, comodidade e participação comunitária.
Um oásis urbano para meninas
As maiores cidades como Kabul e Mazar-i-Sharif estão atualmente presenciando o desaparecimento de espaços verdes ao ar-livre devido a urbanização. A escola responde a esta deficiência, oferecendo às crianças locais algo que tanto necessitam, o acesso a ar fresco, plantas e árvores. A escola é, frequentemente, o único lugar onde é permitido que a mulheres socializem, além das suas casas: espaços para atividades ao ar livre oferecem um lugar culturalmente aceitável para a aptidão física, de estar e áreas de reunião que foram desenhadas para promover a interação social entre os estudantes. A educação de jardinagem possui uma longa tradição na cultura persa e nas instalações da escola foram plantadas árvores frutíferas, hortas e jardins cuidados pelas próprias estudantes. A água é um recurso precioso e todo o jardim é irrigado por águas residuais tratadas biologicamente.
Participação da comunidade
Sessões de projeção proporcionam aos estudantes a oportunidade de aprender sobre sua nova escola e permite que eles participem no processo de desenho. A arte também é um importante meio para a participação na escola. Seis novas mulheres artistas foram selecionadas para instalar seus trabalhos nas escadas centrais da escola.
Conforto, sustentabilidade e autossuficiência
Muitas crianças que frequentam a escola no Afeganistão devem fazê-lo em condições muito desfavoráveis. As escolas, frequentemente, estão conectadas a uma fonte de alimentação limitada ou instável e estas instituições operam com quase nenhum orçamento, deixando a insuficiência de fundos para o combustível de calefação. Para superar estes obstáculos, a Escola Khatoon se posiciona para maximizar o ganho de luz solar nos meses de inverno e ventilação natural durante as temporadas de verão.
As espessas paredes de alvenaria da escola contam com a alta massa térmica para absorver e reter o calor. Uma escada central em cada bloco de salas de aula forma um 'espaço solar' que captura o calor para aquecer o edifício durante o inverno. Ventiladores reguláveis e aberturas sobre as portas permitem que o ar quente circule através das salas de aula orientadas ao norte. A orientação sul recebe o suficiente ganho solar para operar de forma autônoma.
O resfriamento é alcançado com uma combinação de ventilação cruzada e passiva. Grandes portas no final dos espaços abertos podem se abrir nos meses mais quentes e claraboias da cobertura, localizadas nos corredores centrais, ajudam a expulsar o ar através do edifício.
As fachadas da escola são inspiradas na rica história do Afeganistão, a construção de alvenaria e as janelas multicoloridas brilhantes refletem as telhas vibrantes da famosa Mesquita Azul de Mazar-i-Sharif. As fachadas também cumprem o requisito pragmático de equilibrar a luz do dia com o ganho de calor solar, através de uso da espessura da parede, assim como o tamanho das aberturas, maximizando o ganho solar o inverno e as superfícies de vidro, sombreado no verão. Os tetos de cores claras também ajudam a equilibrar a luz difusa através da salas de aula.
Incorporando a autonomia das estratégias ambientais, a autossuficiência permite que a escola possa seguir funcionando durante difíceis circunstâncias utilizando poucos recursos. Aproveitando as respostas climáticas de baixa tecnologia se traduz em uma instituição confiável que proporciona aos estudantes e aos funcionários um refúgio e comodidade ao longo prazo. Este é um importante aspecto a ser considerado em um momento em que a ajuda internacional ao Afeganistão está diminuindo e as tropas da OTAN estão abandonando o país.
Originalmente publicado em Abril 09, 2016.