Em comemoração ao Dia da Terra, convidamos Benjamin Grant—fundador do Daily Overview—a selecionar cinco "vistas aéreas" que ele considera entre as mais inspiradoras já compartilhadas por sua plataforma. A imagem acima, feita na noite de Natal de 1968 pelos astronautas da missão Apollo 8 da NASA, é,de acordo com Grant, "tida por muitos como a primeira 'vista total' de nosso planeta, registrada pelo astronauta Bill Anders". Esta fotografia exprime simultaneamente a grandiosidade, a complexidade e a aterradora fragilidade do planeta que habitamos. Daquele momento em diante, o advento, a aceleração e a acessibilidade às imagens de satélite deixou uma coisa bastante clara: a humanidade causou efeitos consideráveis na Terra, para melhor e para pior.
Edson, Kansas (EUA)
Campos de irrigação tomam por completo a paisagem em torno de Edson, no estado do Kansas (EUA). Os círculos vistos na imagem são criados quando irrigadores longitudinais, acionados por motores elétricos, rotacionam em 360° para irrigar uniformemente as culturas.
Hagadera, Campo de Refugiados Dadaab (Quênia)
Hagadera, vista aqui à direita, é a maior área do Campo de Refugiados de Dadaab, na região norte do Quênia -- lar de cem mil refugiados. Para lidar com o número crescente de refugiados somalis que chegam a Dadaab, a ONU começou a mover as pessoas em uma nova área chamada extensão LFO, vista aqui à esquerda. Dadaab é o maior campo de refugiados do mundo, com uma população estimada em 400 mil pessoas.
Distrito de Eixample, Barcelona (Espanha)
O distrito de Eixample em Barcelona é caracterizado por uma grelha rígida e edifícios com pátios coletivos. Este projeto racional e visionário é obra de Ildefons Cerdà (1815–1876). Seu plano conta com amplas ruas e avenidas que se ampliam em cruzamentos ortogonais para proporcionar maior visibilidade, aumentar a incidência de luz solar e melhorar a ventilação.
Porto de Roterdã (Países Baixos)
O Porto de Roterdã foi o porto mais movimentado do mundo entre 1962 e 2002, mas desde então foi superado pelos portos de Singapura e Xangai. Os enormes navios cargueiros que vemos na imagem podem transportar até 300 mil toneladas de produtos e medir 366 metros.
Jacksonville, Flórida (EUA)
Uma conexão entre duas rodovias expressas em Jacksonville, Flórida (EUA). Esta estrutura consiste em rampas voltadas para a esquerda que giram em torno de um ponto central, criando um padrão espiral de trânsito.
As imagens de satélite do Daily Overview são uma cortesia de DigitalGlobe.