-
Arquitetos: Scapelab
- Área: 174 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Bor Dobrin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência pensada para um médico local, descansa sobre uma colina acerca do povoado de Slovenske Konjice, Eslovênia, uma região famosa por sua produção de vinho; cada ladeira de colinas na área está coberta por vinhedos. Este padrão na topografia foi reinterpretado na residência e representado através do revestimento do metal que a envolve. A distribuição da casa é bastante regular; primeiro nível está constituído por um espaço conjunto entre sala de estar e de jantar, e uma habitação que funciona como escritório; a planta superior abriga a habitação principal e as habitações das crianças. O revestimento envolve-se sobre si mesmo, e ao redor dos espaços distribuídos de acordo com suas funções.
A envolvente parece ser uma escultura aleatória, mas na verdade, sua forma foi criada cuidadosamente; o revestimento ao redor das aberturas funcionam como elementos de sombra, bloqueando o sol de verão e prevenindo a mudança de temperatura ano interior, porém permite a entrada do sol mais baixo no inverno. O revestimento de placas de metal, colocadas de maneira que linhas rotativas são geradas para criar polígonos visíveis que permitem o livre fluxo da água. Ao redor das janelas e entradas no primeiro nível, o material converte-se em madeira, material também presente no terraço perimetral. A linguagem poligonal da casa reflete-se em elementos da paisagem como bancos e mesas exteriores.
A residência é um experimento enquanto expressão formal, significado e funcionamento do revestimento. A estrutura poligonal não está associada diretamente com as residências ao redor (na sua maioria auto-construções da era socialista) mas também com a abstração das expressões naturais da paisagem. Ambos materiais, metal e madeira envolvem a residência por completo; o metal a cobre inteiramente e a madeira, no sentido contrário, encontra-se nas janelas e entradas. A envolvente, mesmo parecendo meramente um elemento formal, é um aparato que trabalha com isolamento da casa cuidadosamente desenhado, ainda que este tratamento dinâmico ao exterior não influencia os espaços altamente funcionais no interior. O interior aposta na criação de ambiente tranquilo de trabalho e moradia para o médico e seus pacientes aproveitando as excelentes vistas do vale circuncidante.