Em dezembro de 2015, Jean Pierre Crousse foi selecionado -- juntamente com Sandra Barclay -- curador do Pavilhão do Peru na próxima Bienal de Arquitetura de Veneza, assumindo o desafio de compartilhar com o resto do mundo as experiências arquitetônicas que estão se ocupando das problemáticas urbanas e sociais mais urgentes em seu país.
Na exposição internacional, que acontecerá entre os dias 28 de maio e 27 de novembro deste ano, a dupla de curadores apresentará em detalhe o Plan Selva, um projeto de escolas modulares que se torna relevante por ser a primeira vez em 50 anos que o espaço confia à arquitetura um papel importante na mudança das condições sociais do país.
No Peru, a amazônia sempre foi nossa fronteira geográfica, física e mental. O habitante peruano médio, que é ocidental, viu a amazônia a partir de um ponto de vista domesticador, como um território a ser conquistado. O que estamos tentando mostrar é que esta fronteira está mudando. (...) Estas escolas estão criando os primeiros espaços onde este encontro de dois mundo poderá ocorrer.
Nesta entrevista, Jean Pierre Crousse nos conta como os arquitetos peruanos estão paulatinamente ampliando seu âmbito de ação para assumir estes desafios, além de mostrar detalhes exclusivos do pavilhão que representará o Peru na próxima Bienal de Veneza.
Para saber como será a exposição peruana, veja a galeria de imagens a seguir.
PROJETO "PLAN SELVA" (2015)
Chefe de projeto: Elizabeth Añaños
Equipe: Militza Carrillo, Miguel Chavez, Sebastián Cillóniz, Alvaro Echevarria, Gino Fernandez, Claudia Flores, Luis Miguel Hadzich, Daisuke Izumi, Alfonso Orbegoso, Carlos Tamayo, Alejandro Torero, Karel Van Oordt, José Luis Villanueva.
"PLAN SELVA" EM CONSTRUÇÃO (2016)
Rioja, Valle de Alto Mayo, PerU
AMAZOGRAMAS (2015)
Roberto Huarcaya
JOVEm SHAWI
Escola Pública da Comunidae de Fray Martín, Loreto, Peru / Musuk Nolte
PAVILHÂO PERUANO (2016)
Barclay&Crousse
Espaço expositivo "El Fracaso de la Domesticación"
Espaço expositivo "Escuelas del Plan Selva"
Entrevista realizada por José Tomás Franco, editor de conteúdo do ArchDaily en Español.