As obras em curso em dois museus de Santo Tirso, que totalizam um investimento de 4,6 milhões de euros, serão inauguradas no próximo dia 21 de maio. A sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) foi projetada pelo arquiteto Álvaro Siza e o Museu Municipal Abade Pedrosa é de autoria de Souto de Moura.
"A ideia é que [os museus] potencializem ainda mais Santo Tirso na área cultural e que todas estas iniciativas permitam uma promoção do município e a dinamização econômica nos mais variados níveis, seja empresarial, turístico, simples lazer ou cultural", comentou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.
O Museu Municipal Abade Pedrosa abrigará coleções de arqueologia e materiais provenientes de várias estações arqueológicas do concelho de Santo Tirso e da região envolvente, originários de trabalhos de escavação e de achados fortuitos, cujo contexto arqueológico, em alguns casos, se desconhece. Já o MIEC terá 54 obras espalhadas pelas praças e parques locais de Santo Tirso, num total de seis pólos da cidade: parques de Geão, Rabada, Carvalhais, Dona Maria II e praças 25 de Abril e Camilo Castelo Branco.
As obras estão sendo realizadas no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, co-financiado pelo ON.2 — O Novo Norte em 85%, sendo que os restantes 15% são da responsabilidade da câmara de Santo Tirso. Ambos serão ligados por um serviço de atendimento e serão inaugurados no próximo dia 21 pelo primeiro-ministro, António Costa.
"Nos últimos tempos, o Município de Santo Tirso tem sido foco de interesse por parte de estudantes de arquitetura nacionais e internacionais, que não ficam indiferentes às obras de grande valor arquitetônico presentes na cidade", comentou a prefeitura em um comunicado.
Os museus se localizam no conjunto patrimonial do Mosteiro de S. Bento, classificado como Monumento Nacional.
Via Público.pt