Descrição enviada pela equipe de projeto. Este jardim de infância foi projetado como um edifício térreo com um átrio e mais cinco ambientes (2 para enfermaria e 3 para o jardim de infância). Foi planejado para comportar 125 crianças. A cobertura foi construída em madeira laminada.
O pátio interno conta com um tanque de areia e uma árvore, que é o "coração do edifício". A fachada do pátio é aberta ao átrio com grandes janelas que permitem a máxima iluminação natural. Os vestiários têm conexão direta com as salas. As janelas dos vestiários são de correr, permitindo que as crianças dirijam-se ao jardim da maneira mais curta possível, quando estão abertas.
Os corredores envidraçados e as coberturas baixas são passagens do pátio. Estes dissolvem os limites entre interior e exterior do edifício. O pergolado completa esta composição, que pode funcionar como cenário ou auditório.
Escala
Foi o aspecto mais relevante que influenciou a forma do projeto. As alturas das entradas, as coberturas e os parapeitos foram subordinados pela escala.
As entradas e coberturas foram projetadas em uma altura de 2,30 metros para que as crianças sentissem uma escala mais doméstica ao entrar no edifício. As alturas foram reduzidas ao máximo, especialmente para as crianças, para que sintam que o projeto foi feito para elas.
As janelas das salas são grandes com um lintel baixo, ajustado à altura das crianças. Assim, são mais acessíveis para que possam se comunicar com o exterior.
Iluminação
O edifício encontra-se localizado respeitando os pontos cardeais para garantir o isolamento necessário. Manteve-se em mente, além disso, criar um alto nível de sombra no pátio interno.
Todos os linteis das salas mantém-se no nível 1,5 metros. Cada sala possui 2 ou 3 aberturas zenitais, o que garante iluminação natural difusa, o que não superaquece os ambientes. A distribuição do pátio está subordinada ao percurso solar.
O playground entre as asas do edifício é um espaço seguro e confortável, onde as crianças aproveitam a caixa de areia e as brincadeiras ao ar livre. Durante o dia, metade do pátio fica sombreada de forma intercalada.
Função
Distribuição modular que permite criar funções simples e claras:
-área leste: enfermarias e equipamentos sociais;
-área oeste: jardim de infância;
-área central: administração.
Os corredores funcionam como espaço para armários. Estes encontram-se bem iluminados, envidraçados e conectados ao pátio.
Concluindo, a vida no jardim de infância gira em torno da árvore "mágica" do pátio. O pergolado e o pátio completam a edificação.
As asas do edifício são também uma barreira central contra o vento, o que incrementa a duração do tempo em que as crianças passam seguras e confortáveis nas áreas externas.