O documentário de Jane Jacos - um longa metragem que foca na vida e obra da celebrada autora e ativista urbana, tem lançamento previsto para a segunda metade deste ano. Coincidindo com seu centenário de nascimento, Robert Hammond, cofundador e diretor executivo do Friends of the High Line, e Matt Tyrnauer, produtor e diretor de Valentino: The Last Emperor, planejam levar o filme a festivais a partir do final do ano.
Jane Jacobs, que faleceu em 2006, foi uma voz ativa e importante na renovação urbana “bottom-up”, sendo uma das primeiras a sugerir que as cidades necessitam de uma delicada acupuntura urbana para remediar seus problemas. Seu famoso livro de 1961, Morte e Vida das Grandes Cidades, advoga contra o urbanismo autoritário de sua época. Ela e o famoso planejador de Nova Iorque, Robert Moses, batalhariam durante anos, e seu ativismo, juntamente com os esforços de outras pessoas, evitou a destruição de bairros como Greenwich Village, SoHo, Chinatown e Little Italy.
"Este é um filme sobre nosso passado e futuro urbano", comentou Tyrnauer. "As ideias de Jacobs sobre cidades saudáveis, justas e vibrantes sendo planejadas e empoderadas a partir das bases são muito importantes hoje, quando o desacreditado planejamento top-down ainda está destruindo cidades e vidas em todo o mundo."
Saiba mais detalhes na página oficial do filme.