"Taking Care, Projetando para o bem comum" é o tema que a Itália selecionou para seu pavilhão na Bienal de Veneza em 2016, examinando a arquitetura como um serviço que se preocupa com as pessoas, os espaços,os princípios e os recursos. A exposição apresentará 20 projetos de estudos de arquitetura italiana que abrangem uma vasta gama de problemas; da saúde à habitação, educação e cultura. A curadoria da exposição será organizada pela equipe TAMassociati, composto por Massimo Lepore, Raul Pantaleo e Simone Sfriso.
Mostrando as relações que possuem várias organizações com à arquitetura -incluindo saúde pública, privada, comunitária e cidadãs -, a exposição apresenta uma série de fotografias que ilustram a idéia do bem comum na Itália. Em seguida, será mostrado seu progresso através de experimentos comprovados, apresentando cinco projetos originais liderados por associações nacionais, empenhadas na luta contra a marginalização na Itália.
"Queremos uma arquitetura que seja uma força motriz para novas visões, um poderoso meio de comunicação, um instrumento pelo qual muitas periferias urbanas possam reivindicar seus direitos, oportunidades e inclusão", explica a equipe de TAMassociati.
A exposição será uma instalação de baixo custo, eliminando o supérfluo, reduzindo custos e otimizando a eficiência e reutilização.
Mais informações sobre o projeto aqui.