Duas esculturas—Obelisk por Alison e Peter Smithson eColumns por Álvaro Siza Vieira—foram reconstruídas em Shatwell, um "complexo agrícola semi abandonado" localizado na zona rural da Inglaterra. A reconstrução dos monumentos faz parte de um programa de instalações que a organização Drawing Matter usará para explorar a relação entre arquitetura, escultura e paisagem.
"Obelisk foi originalmente concebido em 1985 pelos arquitetos Alison e Peter Smithson para um local intensamente urbanizado de Siena, e então, alterado em 1994 para um espiral entrelaçada chamada Inlook Tower. Peter viveu para ver o obelisco de 15 metros de altura ser instalado em sua posição em Castle Cary em 2002, em um ato de mecenato por parte do diretor do Drawing Matter, Niall Hobhouse.
"Columns, de Álvaro Siza, foi originalmente comissionada pela The Royal Academy of Arts como uma instalação site-specific nos jardins da Burlington House em Londres, como parte da exposição Sensing Spaces de 2014, na qual um seleto grupo de arquitetos contemporâneos criaram instalações que exploravam a experiência sensorial da arquitetura."
As Columns de Siza serão localizadas entre a Dairy House e o edifício dos arquivos de Shatwell. Cem metros para norte, o Obelisco dos Smithsons será erguido entre dois edifícios agrícolas, um estábulo e um celeiro projetados por Stephen Taylor Architects.
Obelisk
Projeto: Alison e Peter Smithson
Colaboradores: Jim Blackburn, Timber Frame Company, Cameron Scott – Timber Design Limited
Egenheiro: John Beveridge
Construção: Timber Frame Company
Aço inoxidável: Bannell Engineering
Diretor de projeto: Lucas Wilson
Columns
Projeto: Álvaro Siza Vieira
Projeto: Sampaio
Fabricação: Pregaia