Em agosto do ano passado, muitos preciosos monumentos da antiga cidade de Palmyra foram danificados ou completamente destruídos pelas forças do ISIS em uma violenta tentativa de mandar uma mensagem ao resto do mundo. A questão debatida agora pela comunidade de preservação do patrimônio é como reconstruir e preservar estes edifícios e monumentos. O processo exige, evidentemente, um reconhecimento completo dos danos causados.
Logo após Palmyra ter sido retomada da ocupação do ISIS, a Iconem, uma companhia francesa especializada na digitalização de sítios arqueológicos, chegou a Palmyra para liderar a pesquisa. Em parceria com a DGAM (Direction Générale des Antiquités et des Musées) da Síria, a Iconem recebeu acesso ao cidade para analisar a extensão dos danos causados aos templos de Bel e Baalshamin, ao Arco Monumental, ao Vale das Tumbas e ao museu - todos sítios do mais elevado valor cultural e, portanto, grandes alvos da violência do ISIS.
Através de fotogrametria realizada por drones, a Iconem pôde produzir um modelo detalhado do Templo de Bel e ainda está produzindo os modelos dos demais sítios, que poderão ser usados por arqueólogos e preservacionistas de todo o mundo para propor estratégias para a reconstrução das obras. Além disso, uma versão em baixa resolução do modelo está disponível para visualização pública no Sketchfab, como pode ser visto acima.
Embora os danos ao Templo de Bel possam parecer quase totais, a pesquisa da Iconem apresenta um motivo de esperança: "Os dois templos e o arco foram demolidos, mas a maioria de seus blocos ainda estão presentes", explicou o cofundador da companhia, Yves Ubelmann. "Eles estão espalhados pela área, mas alguns deles estão inteiros e não foram destruídos."
Espera-se que com estes modelos, especialistas possa identificar as peças deste complexo e precioso quebra-cabeças e restaurar o sítio à sua qualidade de Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO.
Além do Templo de Bel e dos quatro outros monumentos de Palmyra, a Iconem e a DGAM estão documentando diversos outros monumentos sírios como parte de seu projeto "Syrian Heritage". Todos estes modelos serão disponibilizados como modelos do Sketchfab na página da Iconem.