O American Institute of Architects (AIA) e o American Library Association (ALA) selecionaram sete projetos vencedores do AIA/ALA Library Building Awards de 2016. O prêmio foi criado para encorajar e reconhecer excelência no projeto arquitetônico de bibliotecas, refletindo e envolvendo o papel da biblioteca como espaço comunitário.
Os sete vencedores do AIA/ALA Library Building Awards são:
Billings Public Library; Billings, Montana / will bruder+PARTNERS ltd com O2 Architects
Sendo a única biblioteca pulica servindo a grande área metropolitana de Montana, a Billings Public Library se localiza no coração da comunidade. A biblioteca de 66.000 metros quadrados é inspirada na singularidade geológica da paisagem e cria uma atmosfera radiante repleta de luz natural. Projetada considerando a opinião da comunidade, a biblioteca cria, com luz e sombra, inesperados reflexos que a conectam visualmente com seu entorno.
Chicago Public Library, Chinatown Branch; Chicago / Skidmore, Owings & Merrill LLP
A Chicago Public Library, Chinatown Branch atua como um novo centro cívico, educacional e social para o bairro de Chinatown de Chicago, proporcionando espaços públicos juntos de atividades comunitárias e aprendizagem tecnológica. Reverenciando os princípios do Feng Shui, que condizem com os valores da comunidade, a biblioteca enfatiza flexibilidade e utilidade.
Hennepin County Walker Library; Minneapolis / VJAA
A nova biblioteca substitui uma antiquada biblioteca subterrânea, restabelecendo o caráter distinto da fachada voltada para a Avenida Hennepin . O novo edifício revestido de aço inoxidável e vidro consiste em um volume simples de caráter cívico. Sua forma ecoa as típicas fachadas de baixa escala da vizinhança, através de volumetrias de vidro simples pairando sobre o nível da rua.
Renovação e Expansão da Lawrence Public Library; Lawrence, KS / Gould Evans
A renovação e expansão da biblioteca de concreto dos anos 1970 a transformou em um espaço cívico do século XXI: de um depósito de livros a um centro comunitário de multimídia. A solução projetual envolveu todos os lados da existente biblioteca com uma sala de leitura contínua, enfatizando os locais de encontro, reflexão e aprendizagem.
Renton Public Library; Renton, WA / The Miller Hull Partnership
A estrutura original da biblioteca, de 1966, foi construída para transpor o Rio Cedar com concreto pré-moldado, todavia, atualmente não é compatível com as normas energéticas. Além disso, os sistemas do edifício não foram capazes de acompanhar as crescentes demandas de uma biblioteca do século XXI. A renovação manteve a superestrutura original, mas introduziu um novo invólucro exterior energeticamente eficiente com as vistas para o rio adjacente.
Ryerson University Student Learning Centre; Toronto / Snøhetta e Zeidler Partnership Architects
O Ryerson University Student Learning Centre é o novo ícone do campus - uma expansão que se conecta à Ryerson Library and Archives. Os espaços de aprendizagem colaborativos proporcionam locais cruciais para os estudantes e conecta eficazmente o campus à vibrante paisagem urbana de seu entorno.
Sawyer Library; Williamstown, MA / Bohlin Cywinski Jackson
O novo complexo da biblioteca no Williams College une a biblioteca principal à renomada Biblioteca Chapin de Livros Raros e ao Centro de Tecnologia Educacional. Abundante em espaços comunitários, salas de trabalho em grupo, salas de aula, teleconferências e um centro de estudos, a biblioteca é um equipamento multifuncional para programas de pesquisa individuais e colaborativos.
Descrição dos projetos via American Institute of Architects.