- Área: 314 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Maxime Delvaux @ 354 photographers
-
Fabricantes: MDB metal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Caixas d'água são infraestruturas que transcendem sua função técnica e ajudam a dar forma à paisagem. A maioria delas foi construída no século XX, são geralmente peças desenvolvidas a partir de uma simples extrusão ou revolução de um perfil em torno de um eixo central. Ainda que esta concepção gere uma imagem simples e racional de domínio, evocando um destinatário amplo em várias ocasiões, esta surge de uma lógica onde o líquido contido prevalece sobre a paisagem. O cliente queria aproveitar este inusual momento: a construção de uma nova caixa d'água, para criar um projeto que questionasse a figura desse elemento e converter este projeto num símbolo forte e também num ponto de referência para o importante polígono industrial de Ghlin-Baudour.
O projeto serve como uma resposta direta à função de uma caixa d'água, um tanque circular de 20 metros de diâmetro que encontra-se numa plataforma com 50 metros de altura. A estrutura de suporte da plataforma está formada por um X, e uma forma em V que expõe o concreto. O tanque de 2000 m³ não representa a continuação da estrutura, mas uma estrutura independente que descansa sobre um suporte. Portanto, a plataforma oferece uma grande flexibilidade no caso de qualquer reconversão futura da caixa d'água.
O tanque retirado dá ao volume uma transparência elegante enquanto as luzes da noite dão ao tanque flutuante uma aura de mistério. A imponente estrutura é enriquecida pela fragilidade presente, que é rara no estrito mundo da engenharia. Projeta-se uma figura dinâmica que pode ser observada numa variedade de maneiras desafiantes pelos usuários do canal e da rodovia próxima.