- Área: 21837 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jakub Certowicz
-
Fabricantes: Fundermax, Forum Seating, MERCOR, Zumtobel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em um anel verde ao redor do centro histórico da cidade. O edifício ocupa metade da parcela, a outra metade é utilizada como parque. Manteve-se a menor altura possível para não bloquear as vistas ao rio e para conseguir integrar o edifício no bairro e no entorno natural. O efeito visual alcançado é de um objeto natural, uma rocha.
O exterior é feito de concreto claro. Os cortes na casca de concreto deixam a vista o revestimento vermelho dos orifícios. A reinterpretação contemporânea do tradicional tijolo é uma referência as fachadas da cidade, patrimônio da UNESCO.
Enquanto a pele exterior da sala de concertos permanece rígida, no interior, o edifício se comporta como um fluído. O programa se caracteriza por uma grande flexibilidade até tal ponto que o espaço, que segundo o requerimento do cliente, estava destinado a ser somente uma sala de concertos, acabou sendo um ambiente para todo o tipo de concertos e eventos, dentro do mesmo orçamento.
O auditório pode se adaptar facilmente a diferentes capacidades, pode aumentar ou diminuir como se fosse uma esponja. Graças às suas coberturas móveis, ele pode ajustar-se para absorver eficazmente todo o tipo de atuações desde música sinfônica, até teatro, ópera e cinema.
Por fim, a sala de concertos pode ser aberta ao exterior, o que permite unir o espaço interior com o parque para comportar espetáculos ao ar livre ou outros tipos de grandes eventos.
A circulação é fluída e intuitiva, é possível dizer que o edifício se comporta como uma porta, já que, permite aos usuários passar através dele e acessar a praça, que se transforma assim no coração do edifício.
Em todo o edifício se utilizada a técnica picado. Trata-se de um meio inovador, baseado na ideia original de Fernando Menis, que consiste em misturar o concreto com outros materiais e quebrá-lo depois.
Além de criar uma expressão arredondada, o picado ajuda a conseguir uma excelente acústica. A primeira vez que Menis utilizou essa técnica foi em Magma Arte e Congressos (Tenerife, Ilhas Canárias, 2005). Este novo método foi certificado pelos Institutos de Pesquisa da Construção da Espanha e da Polônia, respectivamente.