O escritório KAAN Architecten venceu o concurso para projetar o Novo Tribunal de Amsterdã. O novo edifício irá tomar o lugar do atual complexo judicial na intersecção entre Zuidas e Parnassusweg, que será demolido. O Tribunal de Amsterdã é o maior da Holanda e lida com 150.000 casos por ano, com um corpo de 200 juízes e 800 profissionais. KAAN Architecten descreve o projeto do edifício como "majestoso" e "distinto", alegando que a intenção era criar um equipamento que entendesse a justiça como um processo aberto e por isso incorporasse formas de engajar o público com o Tribunal.
Com o intuito de promover o sentido de abertura, o pavimento térreo será visível através de grandes janelas e permitirá o acesso público a diversos espaços, inclusive a um pátio. Complementando esta sensação de engajamento, o layout do interior é projetado para se fundir com o ambiente externo, conformando um átrio, um hall central com foyers e áreas de espera, que são uma extensão do tecido urbano. Contudo, os arquitetos esclarecem que os usuários também considerarão o edifício bastante privativo, com áreas resguardas e caminhos menos expostos para os juízes, escrivães e representantes do ministério.
No total, o edifício terá 50 salas de tribunal e câmaras do conselho, todos com luz natural. Um grande tribunal no térreo receberá casos maiores que atraiam mais visitantes e terá um ponto de acesso reservado para não perturbar outros casos que estejam acontecendo em outras salas.
O Tribunal também incorporará diversos jardins e pátios, incluindo um espaço fechado no térreo, jardins verticais ao longo dos escritórios do edifício e em sua face oeste e um pátio semi enterrado que proporciona luz natural no subsolo.
Durante a demolição da estrutura existente, os funcionários serão transferidos para equipamentos satélite na vizinhança. O novo edifício tem conclusão prevista para 2020.
Arquitetos
Localização
Parnassusweg 218, 1076 AV Amsterdam, The NetherlandsArquiteto responsável
KAAN Architecten (Kees Kaan, Vincent Panhuysen, Dikkie Scipio)Equipe de projeto
Ana Rivero Esteban, Beatrice Bagnara, Dennis Bruijn, Sebastiaan Buitenhuis, Marten Dashorst, Sebastian van Damme, Cecilia Dobos, Paolo Faleschini, Raluca Firicel, Narine Gyulkhasyan, Moritz Kühl, Marco Lanna, Yinghao Lin, Marija Mateljan, Kevin ParkEmpreiteira
consortium NACH: Macquarie Capital, ABT, DVP, KAAN Architecten, Heijmans, M.J. de Nijs & Zonen, FacilicomConsultoria de obra
ABTConsultoria de instalações técnicas
ABTConsultoria de segurança contra incêndios
ABTImagens
Beauty & The Bit; KAAN ArchitectenÁrea
0,0m²Ano do projeto
2020Fotografias
Cortesia de Beauty & The Bit; KAAN Architecten