O HarbourLoop é uma nova e icônica rede para pedestres e ciclistas em Hong Kong, proposto pelo estúdio de design Lead 8. Transformando o perímetro de Victoria Harbour nas margens de Hong Kong e de Kowloon, o HarbourLoop prevê a implementação de 23 quilômetros de vias para caminhar, correr e pedalar. Lead 8 acredita que mesmo sendo uma das cidades mais densamente povoadas do mundo, com 6.300 pessoas por quilômetro quadrado, a orla de Hong Kong ainda é subutilizada. O HarbourLoop agregará valor social ao se sobrepor aos distritos de escritórios, moradias e de lazer existentes e encorajará novos empreendimentos adjacentes à orla da cidade, incluindo restaurantes, cafés e espaços comunitários para encontro.
Ao criar um espaço público acessível a 1,7 milhões de pessoas em menos de 10 minutos de caminhada, a intervenção de Lead 8 não criará apenas um belo cenário no porto, mas também se tornará um equipamento de trânsito. O objetivo do HarbourLoop é incentivar a mobilidade sustentável e, assim, reduzir a emissões de poluentes.
"Acreditamos na urgência de se investir em mais pessoas focadas em redes intermodais para complementar e conectar Hong Kong e promover um modo saudável e ativo de deslocamento", diz Simon Blore, Diretor e co-Fundador do Lead 8.
Ao norte e ao sul do porto, uma via de 6 metros de largura será construída para receber pedestres, corredores e ciclistas, com dois tipos diferentes de modos de transitar para cruzar a orla. Ao lado oeste da cidade, um bondinho percorrerá 1,5 quilômetro, desde a Ilha Central de Hong Kong, até um novo deque voltado para o Distrito Cultural de West Kowloon. Ao lado leste de Victoria Harbour, uma passarela peatonal de 500 metros ligará o Museu de Guarda Costeira e a orla de Shau Kei Wan ao vilarejo de Lei Yue Mun.
Embora ainda não há previsões para o início da implementação, o BuroHappold Engineering, escritório que trabalhou no The High Line, recentemente se uniu à equipe de estudos do HarbourLoop. Atualmente planejam dar continuidade ao masterplan do projeto e, posteriormente, apresentá-lo aos construtores, contratantes e ao Conselho de Planejamento de Hong Kong.