O escritório Diller Scofidio + Renfro (DS+R) divulgou seu projeto para o Fórum David M. Rubenstein na esquina sudeste da Woodlawn Avenue com a 60th Street no campus da Universidade de Chicago. A edificação de 8.500 metros quadrados foi concebida como um local de troca intelectual, institucional e educacional, satisfazendo as exigências de variedades de pontos de encontros do campus. Um conjunto de volumes cúbicos, a base de dois pavimentos do edifício é ancorada por uma estreita torre de 50 metros, cuja estrutura e revestimentos refletem as divisões programáticas internas.
A instalação foi projetada com foco total na experiência do usuário, enfatizando as tecnologias confiáveis, qualidade de serviço alimentício e espaços informais para encontros espontâneos. A luz natural é aproveitada sempre que possível e a transparência permite aos usuários estabelecerem conexões com o campus da Universidade, comunidades do entorno, centro da cidade de Chicago e o lago.
"Compusemos a torre como um empilhamento de "bairros" com espaços comunais e de encontro de todos os tamanhos — formais, informais, calmos e agitados, focados e dispersos", explica a fundadora sócia, Elizabeth Diller. "O edifício incita seu variado público a cruzar os caminhos uns com os outros onde for possível, enriquecendo a troca intelectual. Os pavimentos mais baixos do Fórum Rubenstein são permeáveis e dinâmicos com conexões ao campus e à comunidade em todas as direções."
No pavimento térreo, o chamado University Room é um espaço flexível para grandes palestras, painéis de discussão ou eventos e jantares, com capacidade para 600 pessoas. Diretamente acima da base na torre do edifício há um auditório com 285 lugares chamado de Presentation Hall. No topo da torre e provisoriamente chamada de Lake View Room, há um espaço destinado a grandes recepções e simpósios para um público entre 50 e 70 universitários.
De acordo com o Vice Presidente Executivo da Universidade, David Fithian, "para aqueles de nós envolvidos todos os dias em organizações de encontros e eventos para visitantes de todo o mundo, o Fórum Rubenstein satisfaz uma necessidade crítica da Universidade. Muitos eventos frequentemente sediados pela Universidade são realizados em outras partes de Chicago e aos nossos visitantes é negada a oportunidade de experimentar a dinâmica intelectual e a beleza do campus que temos no Hyde Park".
O Fórum Rubenstein recebe seu nome em homenagem ao investidor e ex-aluno da Universidade, David M. Rubenstein, JD’73, co-fundador e co-CEO do Grupo Carlyle, em reconhecimento à sua generosidade para com a Universidade.
Arquitetos
Localização
6005 S Woodlawn Ave, Chicago, IL 60637, United StatesArquitetos responsáveis
Diller Scofidio + RenfroÁrea
8500 metros quadradosAno do projeto
2016Fotografias