No outono de 2014, Piotr Bednarski, um fotógrafo de arquitetura de Varsóvia, visitou a cidade de Nova Belgrado, uma cidade planejada construída em 1948. Lá, ele instantaneamente se apaixonou pela arquitetura do período comunista daquela região. Ele escreve:
Em Varsóvia, de onde venho, a maior parte dos edifícios residenciais do período comunista foi transformada em blocos coloridos, kitschy... Ver a densa, crua e desolada arquitetura modernista e redescobrir a atmosfera de minha infância me fez apaixonar pela cidade. Vi pessoas de diferentes contextos vivendo pacificamente em um mesmo lugar.
Desde aquela primeira viagem, Piotr retornou várias vezes para registrar a cidade de diversas formas provocadoras, mostrando grandes vistas da paisagem construída, das ruas, e até imagens dos interiores dos apartamentos ocupados. Seu trabalho consiste em um ensaio fotográfico contínuo que está sendo publicado pela primeira vez aqui no ArchDaily. O fotógrafo acredita que ainda há muito a ser registrado em Nova Belgrado, e que sua passagem pela cidade ainda não terminou.