-
Arquitetos: Steven Vandenborre architects; Steven Vandenborre architects
- Ano: 2015
-
Fotografias:Tim Van de Velde
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ago, é uma empresa que cresceu rapidamente e precisava de um espaço maior para seu escritório. O encontraram num antigo edifício de telecomunicações, próximo do centro de Kortrijk.
O terreno está rodeado pro casas grandes, típicas das zonas residenciais de Flandes. O edifício original também foi concebido como uma grande cidade (sete unidades conectadas) num grande jardim.
Devido à escala do edifício, os interiores foram baseados numa cidade pequena onde é possível caminhar, trabalhar, relaxar e comer - como numa cidade real.
Este espaço público conecta os escritórios, mas também é um entorno onde as pessoas se reúnem e fazem suas atividades.
O objetivo principal do projeto era eliminar todos os objetos perturbadores e potencializar as características do caráter típico do edifício como as colunas e pisos de concreto, os grandes espaços e as janelas panorâmicas.
As maiores intervenções estão situadas na área de acesso principal. Foram feitas duas grandes janelas para conseguir manter o contato com o parque no interior do edifício. Uma nova abertura no solo e uma escada imponente no centro da sala de concreto torna mais interessante a interação entre os níveis.
A entrada principal é um grande espaço de usos múltiplos (ponto de encontro). Pode ser utilizada para conferências, aulas, oficinas, festas.
Os escritórios com vista para a paisagem estão separados por cortinas de vidro, madeira manchada escura e feltro. Mediante o uso destes materiais, complementados pelo carpete, foi criado um ambiente caseiro. O feltro, baseado na obra de Joseph Beuys, é uma solução acústica e estética, uma referência à estrutura de concreto existente.
Em geral, o projeto cria um equilíbrio entre uma antiga estrutura emocionante, espaços abertos e um lugar de trabalho de luxo.